Tech Journey analisa impactos da tecnologia

Iniciativa do Hub de Educação da CCBC promoverá em novembro master classes gratuitas com especialistas da Universidade de Montreal

Por Sérgio Siscaro

A crescente presença da tecnologia em todos os aspectos da vida moderna torna a discussão em torno de seus impactos uma necessidade sempre urgente. Afinal, em um mundo em constante transformação, estar preparado para se adaptar rapidamente pode ser o diferencial entre o sucesso ou o fracasso na vida profissional e pessoal.

Para discutir o tema, a Comissão de Educação da Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) está inaugurando sua atuação com o projeto Tech Journey. Por meio da iniciativa, professores e doutores da Universidade de Montreal ministrarão cinco master classes durante a segunda quinzena de novembro que discutirão os impactos práticos dos avanços tecnológicos em diferentes áreas do cotidiano, e como a sociedade pode se preparar para eles.

Essas aulas serão gratuitas, e os participantes receberão certificados de presença chancelados pela universidade e pela CCBC.

Reflexões sobre o futuro

Direcionadas a um público profissional, não técnico, essas master classes serão voltadas a áreas de atividade que sejam mais impactadas por mudanças de cenário. Processos como a digitalização da economia, a indústria 4.0, o desenvolvimento da inteligência artificial, a internet das coisas e o desenvolvimento das formas de interação à distância têm alterado o dia a dia das pessoas em todo o mundo, e o objetivo do projeto Tech Journey é contribuir para que essa transição seja benéfica em todas as áreas – profissional, educacional e mesmo do cotidiano.

A equipe de professores da Universidade de Montreal que foi convidada a participar da iniciativa foi escolhida com base na sua capacidade de antecipar cenários futuros e analisar seus impactos sobre a sociedade. No dia 21, o professor Christian Baron ocupa a cadeira titular em Bioquímica e Medicina Molecular desde 2008, e abordará a resistência cada vez maior de doenças aos medicamentos existentes – tema bastante atual, em face da pandemia da Covid-19. Já os desafios de segurança cibernética no mundo dos negócios serão o objeto da aula da professora Esma Aïmeur, especializada em inteligência artificial, no dia 24.

No dia seguinte, as implicações da bioinformática sobre o processamento genético serão abordadas pela professora Nadia El-Mabrouk, que possui doutorado em Ciência da Computação Teórica. No dia 29 é a vez do futuro do trabalho em regime de home office na era pós-pandemia ser analisado pela especialista em gestão da diversidade Tania Saba. Por fim, no dia 30 o professor de Direito e Inovação da universidade, Pierre Larouche, tratará do impacto que as novas tecnologias têm sobre o universo do direito.

As aulas serão ministradas em formato online, com tradução simultânea, e divulgadas no canal da CCBC no YouTube.