Stéphane Larue assume direção da Câmara no Canadá

Ex-cônsul-geral do país em São Paulo traz consigo a experiência com o Brasil adquirida em uma década vivendo no país


Por Sérgio Siscaro

O diplomata canadense Stéphane Larue acaba de assumir a presidência da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) no Canadá, que está sediada em Montreal (Quebec). Ele traz consigo a experiência de ter sido cônsul-geral do Canadá em São Paulo, entre 2013 e 2019. Antes disso, Larue havia atuado, entre 2001 e 2004, como immigration program manager, e responsável por supervisionar programas de imigração e vistos.

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Ottawa, Larue está no serviço diplomático do Canadá desde 1989. Profundo conhecedor do Brasil, ele é casado com uma brasileira, e durante sua estadia no país desenvolveu bastante proximidade com a cultura local – sendo inclusive um apreciador da feijoada, que aprendeu a preparar.

“É uma honra ser nomeado para esta posição. Minhas expectativas vão no sentido de apoiar as atividades que a CCBC já exerce no território canadense, além de ampliá-las por meio da realização de parcerias – com, por exemplo, a Investissement Québec, a Montréal International, a prefeitura municipal de Montreal e o governo de Quebec. E também colaborar com a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), que está baseada em Toronto. Estas são algumas das organizações com as quais contamos trabalhar nos próximos anos”, afirma Larue.

Stéphane Larue é o novo presidente da CCBC no Canadá

De acordo com ele, o momento atual é de fortalecimento nas relações bilaterais entre Brasil e Canadá – como demonstram não só os dados da balança comercial entre os dois países, mas negócios expressivos – como o novo contrato de fornecimento de aeronaves da Embraer para a Porter Airlines, ou o aumento das compras de fertilizantes canadenses. “Não podemos esquecer o número de profissionais brasileiros que atuam no Canadá, ou os estudantes que decidem vir para cá. Afinal, o Canadá ainda é o primeiro destino para brasileiros que pretendem aprender inglês no exterior”, pontua.

Larue conta que, graças à sua longa permanência no Brasil, ele teve a oportunidade de viajar bastante pelo interior do país. “Creio que tenho um bom conhecimento do Brasil, e irei empregar essa experiência para apoiar a expansão da CCBC aqui no Canadá.”

Atuação multifacetada

Durante sua gestão como cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Larue colaborou com o fortalecimento da CCBC. Ele participou, em 2014, de um comitê que contribuiu para mudar a forma de atuação da Câmara, tornando-a mais capacitada a atender às necessidades de seus associados.

Além disso, outras parcerias entre o consulado e a CCBC foram efetuadas durante o período em que Larue liderou a diplomacia canadense na capital paulista, incluindo desde a participação em eventos no Canadá até encontros em diversas cidades do Brasil, com roadshows, seminários, missões comerciais e rodadas de negócios. Em 2017, quando o Canadá comemorou o seu sesquicentenário da independência, foi realizado um grande show com músicos brasileiros e canadenses no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, além de uma homenagem ao país no Festival de Cinema de Gramado (RS).