Paraná conquista empresários canadenses ao participar da maior feira de alimentos e bebidas da América do Norte

Durante o evento foram realizados R$ 1,7 milhão em contratos iniciais. Para os próximos 12 meses a expectativa é de que seja gerado cerca de R$ 20 milhões em negócios.

Por Marcel Salim

As empresas e produtores do Paraná estão colocando um novo país no seu radar de exportação: o Canadá. Os executivos descobriram, durante participação na Sial – maior feira de alimentos e bebidas da América do Norte um novo leque de oportunidades para não apenas apresentarem seus produtos, mas também para expandirem seus negócios e até se internacionalizarem mundo afora.

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), em parceria com a Invest Paraná, vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), levou para a feira mais de 10 companhias brasileiras.

Após um mapeamento de oportunidades e diversas reuniões pré-agendadas, inclusive apresentação e degustação de produtos, as companhias brasileiras participantes realizaram mais de 50 reuniões para concretizar negócios que totalizaram R$ 1,7 milhão em contratos iniciais, o equivalente a US$ 340 mil. Para os próximos 12 meses a expectativa é de que seja gerado cerca de R$ 20 milhões, ou US$ 3,9 milhões em resultados e negócios estabelecidos.

Foram apresentados o tradicional arroz brasileiro, nosso internacionalmente conhecido açaí, além da água de coco, suco de laranja e de uva, frutas frescas, mel e blends de chás e especiarias. Entre as participantes do evento estavam as seguintes empresas: Empório Timbaúba, Profills, Agro & Trade Salvador, Brazilian Rice, GR Condimentos, Juçaí, COACIPAR, Prat´s, Guacira Alimentos e Trevisan Alimentos.

Para as próximas rodadas de negócios, 75% das empresas consideraram como “excelente” as chances de expandirem ainda mais os negócios, utilizando o Canadá como porta de entrada para a América do Norte. O país é considerado bem criterioso em termos de qualidade e meio ambiente. Além disso, quase 90% dos entrevistados afirmaram que voltariam a Sial, não apenas para apresentar seus produtos, como também para ampliar as oportunidades de exportação e acordos.

A Sial aconteceu em maio e contou com a presença de representantes de mais de 50 países, reuniu 20 mil potenciais compradores canadenses e 1.000 expositores do mundo inteiro. Para se ter uma ideia, o setor de alimentos e bebidas movimentou só no Canadá US$ 137,9 bilhões em 2022 e cresce 5% ao ano com importações provenientes de diversos países.

Arroz e açaí no prato canadense

A participação na Sial representou uma grande abertura de portas para os produtores de arroz e de açaí. Para se ter uma ideia, em 2022 o embarque de arroz do Brasil ao Canadá totalizou US$ 585.136, com crescimento de 57,6% em comparação com o ano anterior. Já no caso do açaí, o avanço foi de 26,1%, contabilizando US$ 1.105.037. A expectativa agora é que essa expansão se amplie na medida em que novos acordos estão sendo firmados.

É o caso da empresa paulista Guacira Alimentos, que levou arroz para os compradores canadenses. “Nossa percepção é que a demanda pelo produto por parte do Canadá tem crescido constantemente. Neste sentido, a participação nesse tipo de evento se torna fundamental para firmarmos novos acordos e parcerias”, afirma Bruno Barbaresco, International Business Manager da companhia.

De acordo com Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC, as negociações iniciadas na missão terão ainda mais força de continuidade com a abertura de um escritório da instituição em Curitiba e de uma representação comercial da Invest Paraná no Brasil Hub da CCBC no Canadá.

“Os produtos paranaenses geram grande interesse e têm potencial no mercado canadense. Principalmente os que apresentam diferenciais de qualidade, origem e certificação, que proporcionam mais confiança aos parceiros internacionais”, avalia Castro Reis.