Oportunidades no setor energético

Por Sérgio Siscaro

Uma das grandes tendências que se verifica globalmente na atualidade é a da transformação digital. Esse processo, que se estende pelos mais diversos ramos de atividade, com a utilização de tecnologias como inteligência artificial e internet das coisas, faz cada vez mais parte do dia a dia das empresas. O setor de energia não poderia ser exceção, uma vez que essas transformações podem torná-lo mais eficiente e menos oneroso.

O tema é explorado com profundidade no artigo Transformação digital e autorregulamentação abrem oportunidades no setor energético, de autoria de Marcelo Ribeiro, sócio da área regulatória da KPMG; Adriana Pugliesi, professora da CEU Law School; e Beyla Fellous, diretora do Executive LL.M. da CEU Law School.

O texto examina as principais contribuições que a transformação digital pode trazer ao setor – que vão desde a substituição de combustíveis fósseis em veículos até o aumento da participação do consumidor na geração distribuída, por meio da descentralização.

“As mudanças no setor energético brasileiro, sob o influxo da nova econômica digital trará mudanças expressivas nesse mercado, abrindo oportunidade de novos negócios, muito provavelmente em crescente autorregulamentação. O cenário parece favorável a investimentos no setor de energia”, conclui o documento.

Mais informações em https://home.kpmg/br/en/home.html

*Fonte: KPMG