Novas representações diplomáticas do Brasil no Canadá

Carlos Alberto Franco França assume embaixada em Ottawa e Nestor José Forster Jr. é designado Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver

Por Marcel Salim

O embaixador Carlos Alberto Franco França, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, assumiu a chefia de missão no Canadá após ter sido sabatinado em julho e ter sua indicação aprovada pelo Senado brasileiro em agosto.

Antes de assumir o posto em Ottawa, França comandou o Itamaraty entre 2021 e 2022 durante o governo de Jair Bolsonaro. Ainda no mesmo governo, ele também foi assessor especial (2020) e chefe do cerimonial da Presidência da República (2019). Em toda a sua carreira diplomática, trabalhou nas embaixadas brasileiras em Washington (Estados Unidos), La Paz (Bolívia) e Assunção (Paraguai).

Parceria estratégica

Durante a sabatina no Senado, França destacou a existência de 55 acordos bilaterais entre o Brasil e o Canadá, demonstrando que a relação entre os países é fundamentada em valores comuns, como multilateralismo, meio ambiente e inclusão de populações indígenas.

Na ocasião, o ex-chanceler ainda explicou que pretende desenvolver temas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, agricultura e energia limpa, energia nuclear e hidrogênio verde. Ele enfatizou ainda que exercerá atividades em todo o território canadense.

Nascido em 1964 em Goiânia (GO), França graduou-se em Relações Internacionais (1986) e em Direito (1990) pela Universidade de Brasília (UnB). É advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 1990 e ingressou na carreira diplomática em 1992.

Novidades em Vancouver

Em setembro deste ano, o embaixador Nestor José Forster Jr. foi designado Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver, após chefiar, por quase quatro anos, a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Estudou História e Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1985, foi aprovado no concurso público de diplomata do Instituto Rio Branco e ingressou nos quadros do Ministério das Relações Exteriores (Brasil).

Foi oficial de Gabinete da Subsecretaria-Geral da Presidência da República (Brasil) e compôs a comissão que escreveu o Manual de Redação da Presidência da República.

Como diplomata, serviu nas embaixadas do Brasil em Washington, Ottawa e São José (Costa Rica) e nos consulados-gerais do Brasil em Hartford e em Nova Iorque. Atuou, ainda, como assessor da Casa Civil (Brasil) da Presidência da República e como chefe de Gabinete da Advocacia-Geral da União.

Toronto e Montreal

As representações diplomáticas nas demais cidades e regiões do Canadá não sofreram alterações. A embaixadora Wanja Campos da Nóbrega permanece como Cônsul-Geral do Brasil em Toronto e o embaixador Nedilson Jorge segue como Cônsul-Geral do Brasil em Montreal. Ambos atuam nos respectivos cargos desde 2020.

Nascida em Recife (PE), Wanja Nóbrega é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1981) e graduou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em 1984. Serviu nas embaixadas brasileiras em La Paz (Bolívia), Paramaribo (Suriname), Argel (Argélia), Washington, D.C. (Estados Unidos da América), e em Daca (Bangladesh); e nos consulados em Paris (França), Roma (Itália), Cidade do Cabo (África do Sul), Toronto (Canadá) e Cidade do México (México).

Nedilson Jorge é bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes. É autor de diversos artigos sobre as relações entre o Brasil e países africanos publicados na imprensa especializada.

Entre 2012 e 2016, foi professor de alunos brasileiros e estrangeiros do Instituto Rio Branco, a academia diplomática brasileira. Foi Embaixador do Brasil na África do Sul (2016-2020) em sua última missão antes da chegada a Montreal. No Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, seu cargo mais recente foi de Diretor do Departamento da África (2010-2016).

Ao longo de sua carreira, desempenhou funções em diferentes áreas e missões diplomáticas, incluindo o Gabinete do Ministro das Relações Exteriores, em Brasília, as Embaixadas do Brasil na Argentina e no Chile e a Representação do Brasil junto à FAO, em Roma.