Canadá e Brasil mais próximos

Festival Canada Day, organizado pela CCBC, promoverá discussões sobre temas como educação e oportunidades de trabalho


Por Sérgio Siscaro

Em 1º de julho o Canadá completa 155 anos da assinatura do ato que marcou a formação inicial do país. Para comemorar esta data, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) anualmente reúne parceiros e oferece diversas atividades e eventos virtuais, além de apresentar aos participantes um amplo painel das oportunidades que o Canadá pode oferecer a diversos públicos brasileiros – de empresários atuantes em diferentes setores a estudantes interessados em ingressar nas conceituadas instituições de ensino canadenses.

Neste ano o festival será realizado entre 29 e 30 de junho. Fiel à sua missão de oferecer uma autêntica imersão no Canadá, o Canada Day priorizará em sua programação temas relacionados a educação e oportunidades no mercado de trabalho canadense.

A ideia é permitir que, durante os dois dias de duração do evento, os participantes possam assistir a palestras que ofereçam conteúdos relevantes para uma melhor compreensão das potencialidades do Canadá nesses diferentes campos. Assim como em edições anteriores, as atividades terão o apoio de uma série de parceiros da CCBC.

Uma data a ser comemorada

A origem do Canada Day vem de 1867, quando três das colônias do Império Britânico na América do Norte – as províncias do Canadá, Nova Escócia e Novo Brunswick – decidiram se unir em uma única confederação. A nova entidade se tornou o Domínio do Canadá, que era praticamente uma nação independente, apesar de ainda ter sua política externa regida por Londres.

Aos poucos, novas áreas do que seria o atual Canadá se uniram à confederação – que ficou completa com a adesão de Alberta e Saskatchewan em 1905. A autonomia do domínio aumentou nas décadas seguintes, ganhando mais musculatura com o Estatuto de Westminster, em 1931, e o Constitution Act, de 1982. Este último encerrou quaisquer elos legais que ainda uniam o país ao Reino Unido, tornando-o completamente independente ante a antiga metrópole.

Foi neste momento que se instituiu o Canada Day (ou Fête du Canada, nas regiões francófonas) em 1º de julho. A CCBC sempre marcou a data com uma programação especial de eventos com a finalidade de aproximar os dois países.

Em 2017, quando foi festejado o 150º aniversário do Domínio do Canadá, a entidade promoveu a segunda edição da sua já renomada Semana Gastronômica, apresentando pratos tipicamente canadenses, e a terceira versão da mostra de fotografia Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas. Mesmo durante os anso de 2020 e 2021, marcados por uma série de restrições em razão da pandemia da Covid-19, a Câmara continuou promovendo o Canada Day, de forma virtual.

Sucesso também no modelo virtual

Tanto em 2020 quanto em 2021 foi realizado o Canada Day CCBC Online Festival, como forma de não privar os brasileiros das atrações e conteúdos que sempre marcaram a história do festival.

No ano passado, mais de 3 mil pessoas participaram das 11 sessões virtuais de debates, que aconteceram entre 28 de junho e 2 de julho. Também foram registrados 13 mil visitantes ao website do evento, que disponibilizou conteúdos abordando temas como cultura, lazer, gastronomia, esporte e educação, entre outros.

A comemoração teve ainda o mérito de marcar os 80 anos das relações diplomáticas bilaterais entre Brasil e Canadá, estabelecidas em 1921.

Serviço

Canada Day 2022

29 a 30 de Junho

X