45 anos da CCBC

Conheça os próximos passos de uma entidade em fase de crescimento

Para a CCBC, fazer aniversário é olhar para o futuro. E vem sendo assim há 45 anos. Com uma estrutura sólida e respeitada, a entidade se tornou uma liderança nas relações entre Brasil e Canadá por seu caráter transformador. A Câmara é reconhecida pelo incentivo diário ao comércio bilateral e tem no seu Centro de Arbitragem e Mediação uma das instituições mais relevantes do setor no mundo. Mas isso é uma parte do que foi conquistado.

Ao longo desse tempo, a CCBC deixou de ser focada em networking para se tornar um lugar destinado a novos negócios. “Isso faz toda a diferença. O networking hoje é uma das nossas ferramentas, como temos as missões comerciais, palestras, pesquisas de mercado e outras. Mas não basta participar de uma feira, encontrar pessoas. A gente precisa criar oportunidades reais de negócios”, explica Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais.

“As pessoas só investem naquilo que conhecem”

Quando fala em oportunidades, Castro Reis se refere a palavras que a maturidade da CCBC converteu em estratégia de negócio: comunicação, assertividade e experiência. Nesses anos, a entidade veio criando uma série de projetos para manter o diálogo aberto com os associados e a sociedade em geral. São iniciativas que criam uma marca protagonista em diversas áreas, como negócios, cultura, gastronomia e música.

“Essas ações aproximam as pessoas da gente e se nem sempre geram negócios imediatos criam uma imagem muito positiva tanto do Brasil quanto do Canadá. As pessoas só investem naquilo que conhecem e por isso é importante criarmos essa empatia com o público”, avalia o diretor da CCBC.

Público, aliás, cada vez mais abrangente, seguindo uma das metas da entidade de expandir sua atuação nos dois países. No Brasil, ela alcança cidades do Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mantendo um representante no Rio de Janeiro e conduzindo nos últimos anos atividades em 12 estados. No Canadá, é cada vez maior a atuação em Toronto e Montreal, expandindo ações para cidades como Ottawa, Vancouver, Quebec City e outras regiões metropolitanas.

Para completar, em 2018 a CCBC está inaugurando seu novo site e novo projeto gráfico de sua revista bimestral. Aos 45 anos, a aniversariante está em plena fase de crescimento.

CCBC como protagonista

Confira alguns dos projetos de conteúdo e relacionamento da CCBC.

Podcast CCBC: debates com especialistas sobre proteção de dados, reforma tributária, negócios e outros temas importantes. Apresentado pelo advogado Alberto Murray.

Quick Market Facts: vídeos rápidos que traçam um panorama sobre mercados específicos no Canadá e no Brasil, como orgânicos, alimentos, bebidas e mineração.

Quick Trade Facts: o relatório compila indicadores que até hoje estavam espalhados em fontes oficiais, trazendo informações estratégicas sobre as trocas de comércio entre Brasil e Canadá.

Connection Bureau: apoio à internacionalização de startups, aproximando-as de investidores, prestadores de serviços e entidades brasileiras e canadenses.

Olhares Cruzados: livro e exposições fotográficas no Canadá e no Brasil, promovendo cidades e culturas dos dois países.

Direito Comparado Brasil: artigos publicados periodicamente por escritórios brasileiros e canadenses sobre temas diversos.

Banco de Talentos: plataforma de currículos de pessoas que já trabalharam ou estudaram no Canadá.

Brazilian and Canadian Opportunities for Exporters: estudo realizado pela área comercial. Traz análises sobre diversos setores, com objetivo de estimular importação e exportação.

Missões comerciais: viagens de empresários para promover relacionamento e novos negócios em áreas como alimentos e bebidas, café, mineração, inovação, startups, entre outras.

Conexão Canadá – Roadshows: apresentação sobre a atuação da CCBC em diversas cidades brasileiras, ampliando a divulgação da entidade para além da capital paulista.

V Congresso Pan-Americano de Arbitragem: organizado pelo CAM-CCBC, um dos principais eventos do setor no mundo.

CAM-CCBC Pre-Moot: competição de Arbitragem destinada a estudantes de Direito, acompanhada de eventos que promovem a Arbitragem como solução de disputas.

Semana de Gastronomia: uma vez por ano, um chef brasileiro participa de uma semana gastronômica no Canadá e um chef canadense faz o mesmo no Brasil.

X