Além da abertura de escritórios, Instituição também firma novas parcerias para estimular negócios em território canadense
Por Marcel Salim
Fiel à sua missão de estimular o aumento do intercâmbio bilateral, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está ampliando cada vez mais sua presença e ações em território canadense: uma oportunidade maior para estimular negócios e fortificar as relações entre as duas nações.
Recentemente o diplomata canadense Stéphane Larue assumiu a presidência da CCBC no Canadá, sediada em Montreal (Quebec). Ele traz consigo a experiência de ter sido cônsul-geral do Canadá em São Paulo, entre 2013 e 2019. Antes disso, Larue havia atuado, entre 2001 e 2004, como immigration program manager, responsável por supervisionar programas de imigração e vistos.
“Minhas expectativas vão no sentido de apoiar as atividades que a CCBC já exerce no território canadense, além de ampliá-las por meio da realização de parcerias – com, por exemplo, a Investissement Québec, a Montréal International, a prefeitura municipal de Montreal e o governo de Quebec”, afirma Larue.
Colaborar com a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), que está baseada em Toronto, também está no radar de atividades. “Estas são algumas das organizações com as quais contamos trabalhar nos próximos anos”, acrescenta.
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Acordos de sucesso
As parcerias assinadas com o Invest Alberta (agência governamental responsável pela atração de investimentos e projetos para a província canadense) e com a Mitacs já estão abrindo portas para as empresas brasileiras se instalarem e desenvolverem soluções inovadoras com expertise e financiamento canadenses.
Com a Invest Alberta, o acordo estabelece a cooperação e a organização conjunta de missões, eventos e projetos que possam ajudar a identificar e a viabilizar oportunidades de fortalecimento no intercâmbio entre o Brasil e Alberta – especialmente nos campos de negócios, investimentos, tecnologia e cultura.
Alguns dos setores que deverão fazer parte dessas iniciativas incluem alimentos e bebidas, tecnologias para a agricultura, energias limpas, mineração e tecnologias para cidades inteligentes (smart cities), entre outros.
Já a parceria com a Mitacs, organização canadense que atua no desenvolvimento de pesquisas científicas atreladas à inovação industrial e social, permitirá que empresas brasileiras se internacionalizem no Canadá e tenham a possibilidade de desenvolver projetos e iniciativas de P&D em conjunto com as melhores universidades e centros de inovação do país.
Oportunidades de negócios
A CCBC também investiu na abertura de dois Brasil Hubs: um em Montreal e outro em Edmonton. Na mesma diretriz, o processo de consolidação da presença no Canadá incluiu o fortalecimento do Chapter Montreal, liderado pelo novo presidente da CCBC no Canadá, Stéphane Larue, apoiado por diretores, associados e staff local.
“Atendendo empresários brasileiros que desejam atuar no Canadá, percebemos a importância de criar um ambiente feito sob medida para as suas necessidades, e foi assim que surgiu o Canada Hub”, explica o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis.
“Muitas vezes a atuação em outro país é algo inédito para as empresas e, por isso, elas precisam do apoio de um parceiro com conhecimento das características e das oportunidades do mercado local. Quando percebemos essa demanda, desenvolvemos esse conjunto de ações que combinam a estrutura física nas nossas sedes e o know-how da CCBC para facilitar a atuação e o desenvolvimento de negócios nos dois países”, completa Castro Reis.
O Brasil Hub oferece acesso à rede de contatos da Câmara, identificando potenciais parceiros para negócios ou projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e clientes no Canadá. Além disso, são efetuadas pesquisas de mercado – a fim de determinar qual é a melhor estratégia a ser adotada pelas companhias brasileiras que pretendam ingressar no mercado canadense -, e realizados eventos de networking para dar mais visibilidade aos representantes das empresas brasileiras, suas marcas e seus produtos.