Francofonia hoje: você sabe o quanto ela impacta sua vida?

À medida que avançamos para um futuro cada vez mais globalizado, o francês segue como um idioma essencial para a diplomacia, educação e negócios. É uma ferramenta de comunicação internacional e símbolo de diversidade cultural, cooperação e desenvolvimento econômico

Por Marcel Salim

Com uma rica herança cultural e uma presença global significativa, o francês continua a desempenhar um papel influente no panorama mundial. Atualmente, é a língua oficial ou co-oficial de mais de 30 países e é falado em pelo menos 88 nações ao redor do globo, refletindo sua importância na comunicação internacional.

Sendo a segunda língua mais ensinada em todo o mundo, o francês se tornou uma ponte vital para a educação e o intercâmbio cultural, transcendendo fronteiras e unindo pessoas. Com mais de 321 milhões de falantes, segundo dados da Organização Internacional de Francofonia (OIF), é o quinto idioma mais falado no planeta e desempenha um papel importante em organizações internacionais, como a ONU, a União Europeia, a UNESCO, a OTAN, a Cruz Vermelha e o Comitê Olímpico Internacional.

“Março é o mês da francofonia, período em que celebramos como a proficiência na língua francesa pode abrir portas para oportunidades em diversas regiões, especialmente na Europa e na África, onde o francês é amplamente falado”, explica o mexicano Juan Torres, vice-reitor adjunto de Estudos de Graduação e responsável pelo escritório francês da Université de Montréal (UdeM). “Juntamente com o inglês, o francês é a única língua presente em todos os continentes e, até 2065, a expectativa é de que a população francófona possa atingir 1 bilhão de pessoas”, revela.

A França possui forte influência no mundo em temas como a formação dos direitos humanos, cultura e até comércio:
o país europeu é o mais visitado do mundo, atraindo anualmente mais de 70 milhões de turistas.

No âmbito dos negócios, o francês se mantém como a língua de diplomacia e comércio, essencial para negociações e relações internacionais. Os países francófonos representam cerca de 16% do PIB mundial e 20% do comércio mundial de mercadorias, evidenciando o idioma como uma língua de oportunidades econômicas e parcerias globais.

“Os países de língua francesa colaboram por meio de vários acordos e iniciativas destinadas a promover o intercâmbio cultural, o desenvolvimento econômico e a cooperação em áreas como a educação, o comércio e a investigação”, destaca Michèle Glémaud, diretora-executiva do serviço de Admissão e Recrutamento da UdeM. “A OIF e a Agência Internacional da Francofonia (AUF), por exemplo, servem como plataformas para que os países de língua francesa se envolvam na cooperação e no diálogo multilateral”, completa Michèle.

Québec: a França no Canadá

O Canadá é um país bilíngue e o francês está no DNA da província de Québec, além de outras 14 comunidades francófonas no país norte-americano. O idioma é falado por 22% da população canadense. De costa a costa, muitas escolas de imersão francesa estão presentes em todo o território.

O Québec é a maior província do Canadá por extensão territorial e a segunda maior divisão administrativa do país

“O idioma foi essencial não só para preservar a identidade cultural do Canadá e do Québec, mas também nos liga como sociedade, nos liga ao mundo. A maioria dos nossos ex-alunos fala francês e muitas outras línguas, o que lhes abre portas para carreiras internacionais”, destaca Torres que, por sua vez, aprendeu francês na Aliança Francesa em Guadalajara (México) e que leciona na UdeM há 15 anos.

O Québec desempenha um papel significativo na economia e no cenário de pesquisa do Canadá. A diversidade social e econômica da província são pontos fortes, permitindo o desenvolvimento de indústrias emblemáticas em áreas como: inteligência artificial, biofarmacêutica, inovações em saúde, justiça social, criação multimédia e artes digitais.

“As instituições de pesquisa de Québec são conhecidas por suas contribuições em vários campos, incluindo ciências sociais, saúde e ciências da vida, tecnologia e artes. Além disso, a herança cultural e os valores locais, influenciados pela tradição francesa, contribuem para a riqueza e a diversidade da sociedade canadense como um todo”, explica Michèle.

A Université de Montréal promove a francofonia através de programas acadêmicos, iniciativas de pesquisa e atividades culturais. O escritório “UdeM Français” serve de plataforma de apoio à ação da universidade para projetar, fortalecer, promover e aplicar estratégias linguísticas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades estudantis e docentes na promoção da excelência acadêmica em francês.

Você sabia?

  • A França, conhecida por sua beleza e cultura, atrai mais de 70 milhões de turistas anualmente, tornando-se a nação mais visitada do mundo. Este fato destaca a influência contínua do país europeu e do idioma francês no turismo global.
  • No Brasil, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas falem francês, com um interesse crescente pela língua e cultura francesa. Instituições como a Aliança Francesa e o Instituto Francês oferecem cursos de francês, promovendo a língua e fortalecendo os laços culturais entre o Brasil e os países francófonos.