Cresce procura por acreditação canadense para saúde

Processo de adequação tem ajudado hospitais a atingirem maturidade na cultura da segurança

Por Deborah Oliveira

A conquista de um ambiente mais seguro, com menos riscos aos pacientes e aos profissionais da saúde envolvidos, o ganho em eficiência com a redução do desperdício e o aumento da sustentabilidade em todos os seus aspectos são alguns dos motivos que têm levado hospitais e laboratórios brasileiros a voltarem seus olhos para o Canadá. Eles miram mais especificamente a metodologia Qmentum International, desenvolvida em parceria pela Accreditation Canada e a Quality Global Alliance (QGA), e trazida ao Brasil pela QGA.

Hoje já são mais de 300 instituições de saúde no Brasil em processo de Acreditação ou renovação da Acreditação de seus serviços, com destaque para organizações públicas, que respondem por 75% dos processos, enquanto as privadas são 25% do total, de acordo com dados da QGA. Os serviços acreditados já somam 220. Para os especialistas do setor, esse número é importante, mas ele representa ainda o primeiro passo de um movimento de conscientização que deve ganhar mais adeptos a cada ano.

Isso porque, mesmo que em valores absolutos a quantidade de instituições brasileiras acreditadas pareça grande, na verdade ela representa apenas 6,8% do total. A título de comparação, nos Estados Unidos são 92% o universo de organismos da saúde acreditados, e no Canadá, 100%.

“Enxergamos uma grande oportunidade de aproximação entre Brasil e Canadá nessa área, com uma rica troca de experiências e ganhos significativos para os dois lados, bem como para toda a comunidade envolvida, pacientes, seus familiares e a sociedade como um todo”, afirma Daniella Leite, diretora de Associados e Negócios da Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC). Desde 2022, a Câmara organiza anualmente missões para apresentação do ecossistema médico-hospitalar canadense aos brasileiros (Health Innovation Canada) e deve levar seu terceiro grupo para lá no segundo semestre de 2024.

“A QGA conta com o apoio da CCBC para estabelecer parcerias estratégicas com as instituições brasileiras do setor de saúde e mostrar como é possível aproximá-las do elevado padrão de saúde canadense com a Accreditation Canada”, destacou Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC.

Diferenciais da Acreditação

O programa que fornece a Acreditação tem como principal diferencial o foco centrado totalmente na pessoa. Ainda que a tecnologia e a inovação sejam importantes no dia a dia, aspectos que consideram o indivíduo como o ponto principal das decisões corporativas ganham ainda mais relevância a partir da adoção das práticas ESG, sigla para Environmental, Social and Governance. Com a Accreditation Canada, os hospitais se tornam ambientes mais seguros, com maior qualidade dos processos, que se traduz em respeito, bem-estar de funcionários e pacientes, durante e após o tratamento, pontos fundamentais para que as empresas possam chegar à sustentabilidade financeira.

“No Canadá, o processo de Acreditação incorpora todos os tipos de serviços de uma determinada província, pelo fato de fazer parte de uma rede de assistência única à saúde. No Brasil, a metodologia Qmentum fortalece a cocriação de redes de atenção à saúde tanto públicas, quanto privadas, ao incentivar o conceito de ecossistema, assim como funciona no Canadá”, esclarece Camilla Covello, Chief Growth Officer da QGA.

Camilla explica que a metodologia considera todos os processos de segurança e indicadores de qualidade da instituição para avaliar e diminuir riscos. A instituição de saúde pode ingressar com todos os seus serviços próprios, ou parte deles, para desenvolver protocolos assistenciais específicos para cada tipo de situação e, assim, cuidados mais seguros para o paciente. “O método estimula a organização a envolver todas as suas equipes para que assim possam contribuir para o planejamento de uma rede de atenção integrada e com foco na sustentabilidade”, reforça.

Mesmo após a concessão da Acreditação são realizadas visitas periódicas de manutenção com a finalidade de acompanhar o processo de acreditação das instituições e aprimorar o que for necessário, com o propósito de melhoria contínua. A partir da avaliação geral, a ferramenta passa a reconhecer os processos para que a instituição possa atingir a excelência desde o início do atendimento, durante as consultas, procedimentos e cirurgias, e também após a alta do paciente.

Sobre a metodologia

A metodologia Qmentum utiliza padrões internacionais definidos por comitês técnicos altamente especializados. A metodologia possibilita redes de atenção à saúde com diferentes tipos de serviços: hospitais, serviços de atenção primária, home care, laboratórios, serviços de imagem, entre outros, e que podem ter níveis diferentes de maturidade dentro da mesma rede.

A metodologia possui dos tipos de Acreditação, a Qmentum 360º e a Qmentum International. A Qmentum 360º possui três níveis de reconhecimento: Gold, Platinum e Diamond. A Qmentum International é a Acreditação padrão, em nível Diamond, e é a metododologia aplicada no Brasil.