Brasil mostra capacidade em inteligência artificial

Dezesseis empresas são selecionadas para participar da edição virtual do World Summit AI Americas, que acontece na segunda quinzena de abril

Por Sérgio Siscaro

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está apoiando a organização da missão brasileira ao World Summit AI (WSAI) Americas, que acontece entre os dias 19 e 21 de abril. Trata-se do principal evento que reúne a comunidade envolvida com o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial (IA) no continente, e que tem por finalidade disseminar conhecimentos da área, debater tendências e promover encontros entre potenciais parceiros de negócios.

Considerado um dos maiores eventos globais de IA aplicada ao ambiente de negócios, a iniciativa – coordenada pelo Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) do Consulado-Geral do Brasil em Montreal, e feita em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Montréal International (MTL INTL), o Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a CCBC – teve a finalidade de selecionar as 16 startups brasileiras que participarão do evento.

Devido à necessidade de seguir protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia da Covid-19, a edição deste ano no WSAI Americas será realizada, pela primeira vez, em um formato virtual. As atividades do evento serão disponibilizadas por meio de uma plataforma omnichannel, por meio da qual os participantes terão acesso a debates, master classes e 121 encontros entre empresas. Mas a organização é otimista e já anuncia que a próxima edição do WSAI Americas será realizada no Palais Congress, em Montreal, entre os dias 4 e 5 de maio de 2022.

Preparação sob medida

As startups escolhidas passaram por uma série de webinars e reuniões preparatórias desde o início deste mês. O primeiro webinar, realizado em 5 de abril, foi apresentado pelo representante do Sectec de Montreal, Paulo de Magalhães, e contou com a presença do diretor de crescimento da Boosted.ai, Erik McBain; e dos analistas de inovação Cristina Mieko Costa Bando e Eraldo dos Santos, ambos do Sebrae. A CCBC participou por meio dos dois coordenadores de sua Comissão de Tecnologia – o cofundador e CTO da Data-H, Celso Azevedo, e o CEO da IT-Tech Solutions, Valdomiro Dalberto Junior – e de seu diretor de Relações Institucionais, Paulo de Castro Reis.

“A Comissão tem uma característica singular: ela pode atuar junto a qualquer segmento de mercado, uma vez que a tecnologia permeia todos os negócios”, afirmou Azevedo. “No caso das startups, uma atividade interessante que temos é a do Connection Bureau – uma plataforma com a finalidade de unir os diversos elementos do ecossistema da inovação, como investidores, prestadores de serviços e entidades de apoio, tanto brasileiras quanto canadenses”, prosseguiu. Ele mencionou ainda que a iniciativa oferece um programa especial de mentorias para startups, desenvolvidas para ampliar as chances de sucesso dessas empresas no mercado.

Outro webinar preparatório, realizado em 15 de abril, trouxe apresentações da fundadora e CEO da InspiredMinds, empresa britânica responsável pela organização do WSAI, Sarah Porter; da gerente de projetos para as Américas Eliza Fiúza e do diretor de desenvolvimento de negócios de empreendedorismo Cédric Tawil, ambos da MTL INTL; do consultor de projetos Luís Gustavo Peles e do diretor de relações internacionais Rodrigo Mendes, estes representando a Anprotec.  Foram também promovidas sessões de mentoria para as startups, potencializando suas chances de participarem de forma bem-sucedida na WSAI Americas.

As selecionadas

As 16 startups escolhidas para representar o Brasil na missão à WSAI Americas constituem um variado exemplo das possibilidades de aplicação de tecnologias de IA para as mais diversas finalidades. As selecionadas foram as seguintes: AI Robots; Aliger Inteligência das Coisas; Aquarela Advanced Analytics; CyberLabs; Driva; Engage for Business (E4B); Hi Plataform; Implanta IT Solutions; Indeorum; Kidopi; NeoPTO; Nuveo; Pix Force; Portal Telemedicina; Shelfpix; e Vixsystem Soluções em T.I.