Bebidas brasileiras no Canadá

Missão comercial promovida pela CCBC em abril aproximará produtores do Brasil de potenciais parceiros no mercado canadense

Por Sérgio Siscaro

Um dos setores que oferece mais oportunidades de negócios para exportadores brasileiros que pretendam ingressar no mercado canadense é o de bebidas alcoólicas. Ainda que haja uma preferência nacional pelo consumo de cerveja, outras categorias – como vinhos e destilados – vêm se tornando mais populares no país. As restrições trazidas pela pandemia da Covid-19 acabaram por reforçar esse quadro, por meio do consumo de bebidas alcoólicas adquiridas por meio de estabelecimentos de varejo especializados.

Dadas as potencialidades desse mercado, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está promovendo entre 11 e 23 de abril deste ano mais uma edição de sua missão comercial de bebidas alcoólicas., que tem por finalidade aproximar exportadores brasileiros e importadores canadenses. “Trata-se de um mercado bastante atraente para os produtores brasileiros, uma vez que o mercado consumidor do Canadá, que dispõe de maior poder aquisitivo, tem se mostrado mais aberto a novas experiências – o que inclui as bebidas brasileiras”, afirma o consultor de negócios internacionais da CCBC, Armínio Calonga Jr.

Mercado promissor

Um dos maiores mercados de bebidas alcoólicas. do mundo, em 2020 o Canadá registrou um consumo per capita de 109 litros – 20% acima da média brasileira, que foi de 90,8 litros. O país também superou o Brasil no consumo de destilados e de gim – 69% e 300% a mais, respectivamente. A mesma tendência se repete no mercado de vinhos: se o consumo per capita do brasileiro em 2020 foi de 2,4 litros, o do canadense atingiu 19,8 litros.

Observados individualmente, esses nichos do mercado canadense de bebidas alcoólicas. oferecem oportunidades bastante promissoras para os produtores brasileiros. É o caso da  categoria de bebidas destiladas – cujo consumo teve elevação de 14% entre 2015 e 2020, de acordo com dados do Euromonitor, atingindo 176 milhões de litros; e que deverá ter uma alta de 3,1% até 2025.  O gim respondeu por 6% (ou 11,9 milhões de litros) do consumo de destilados; essa categoria cresceu 51% entre 2015 e 2020, devendo experimentar uma alta de 8,7% até 2025. Os vinhos também têm se destacado, com crescimento de 9,1% entre 2015 e 2020, atingindo 596 milhões de litros; e perspectiva de alta de 13,3% até 2025.

Além dessas tendências favoráveis, o mercado canadense também é atraente para os produtores brasileiros em razão das características de seu funcionamento – que possibilitam uma maior capilaridade na distribuição. “A venda de bebidas alcoólicas. no Canadá é controlada por empresas públicas, e a comercialização é efetuada por lojas dos chamados liquor councils por meio de agentes. Assim, os importadores locais possuem apenas um cliente, mas dispõem de maior capacidade de distribuição de seus produtos em suas respectivas províncias”, explica.

A missão da CCBC

Assim como em outras iniciativas similares promovidas pela CCBC, os participantes da missão participarão de eventos de degustação em Calgary (Alberta) e Vancouver (Colúmbia Britânica), nos quais potenciais importadores canadenses poderão provar seus produtos; terão uma agenda de reuniões de negócios com possíveis parceiros comerciais; e receberão orientações para que as etapas de embalagem e rotulagem dos produtos sejam feitos de forma a atender à legislação local, bem como para o registro das bebidas junto aos órgãos responsáveis.

Além disso, os integrantes da missão também poderão optar por estender seus contatos com o mercado canadense no Salon International de l’Alimentation (Sial), a mais importante feira de negócios do setor de alimentos e bebidas da América do Norte, que acontecerá entre 20 e 22 de abril em Montreal (Quebec). Os empresários terão a oportunidade de expor suas bebidas no evento, participar de rodadas de negócios e de jantares de degustação.

As inscrições para a missão comercial de bebidas deverão ser efetuadas até 25 de fevereiro. Os interessados podem entrar em contato com a CCBC por meio do e-mail [email protected].