CCBC e CAM realizam primeira missão conjunta no Canadá

A agenda incluiu encontros e reuniões produtivas com representantes de universidades, escritórios e empresas canadenses

Por Silvia Pimentel

Uma mudança no calendário da Canadian Arbitration Week neste ano, que tradicionalmente acontece na mesma época da São Paulo Arbitration Week (em outubro), permitiu a participação do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) no evento que aconteceu em junho em Toronto (Ontário) e esteve na agenda da primeira missão oficial organizada pela CCBC em conjunto com o CAM-CCBC no Canadá.

A iniciativa representa o início do estreitamento de laços com a comunidade arbitral canadense e um maior intercâmbio jurídico entre os dois países, que se encontram em estágios diferentes no desenvolvimento da arbitragem, principalmente na modalidade institucional, em que o Brasil tem forte atuação.

A agenda da delegação, composta por Rodrigo Garcia da Fonseca, presidente do CAM-CCBC; Ronaldo Ramos, presidente da CCBC; Luíza Kömel, secretária-geral do CAM-CCBC e Patrícia Garcia da Rosa, diretora comercial da CCBC para o Canadá, foi intensa, produtiva e incluiu visitas, encontros e reuniões com representantes de universidades canadenses, advogados e árbitros de escritórios de advocacia, além de empresas associadas da CCBC, em Toronto e em Montreal (Quebec).

“Foi uma excelente oportunidade para nos aprofundarmos sobre o sistema jurídico canadense, as particularidades do funcionamento da arbitragem no Canadá, os tipos mais comuns de disputas e as instituições mais reputadas e utilizadas pelas empresas, além de apresentar o trabalho do CAM-CCBC como o pioneiro no desenvolvimento da arbitragem no Brasil”, diz Luíza Kömel.

Frutos

Na avaliação de Kömel, a missão abriu caminhos para inúmeras oportunidades futuras, dentre elas, a possibilidade de o CAM-CCBC ingressar na lista de patrocinadores da Canadian Arbitration Week 2025, além de organizar e apresentar painéis próprios, consolidando ainda mais a imagem da instituição como uma referência no mundo da arbitragem internacional, agora também no Canadá.

As reuniões com representantes de instituições de ensino, por sua vez, poderão resultar em parcerias futuras e acordos de colaboração para a realização de eventos acadêmicos, cursos, estágios, intercâmbios e até a oferta de bolsas de estudo.  

“Foram encontros bastante assertivos, que aliaram a expertise da CCBC no mercado canadense com a bagagem do CAM-CCBC no mercado de métodos adequados de solução de conflitos. Participamos de encontros de alto nível e enxergamos que esse foi o começo de um caminho próspero de estreitamento das relações com o Canadá na área de arbitragem”, avalia Rodrigo Garcia, presidente do CAM-CCBC.

Otimista com os resultados promissores e futuros proporcionados pelas ações conjuntas realizadas no Canadá, o presidente da CCBC, Ronaldo Ramos reforça a ampla gama de atuação da Câmara no Canadá, agora também promovendo conexões nos campos da arbitragem e da medição.

“Abrimos portas importantes nessa jornada, em mais uma área de atuação, em conjunto com o CAM-CCBC. Foi uma combinação vencedora do consistente conteúdo do Centro com o networking da Câmara”, resume Ramos.

De acordo com Patrícia Garcia da Rosa, diretora-comercial da CCBC para o Canadá, a missão foi excelente e atendeu ao seu objetivo exploratório para o CAM-CCBC. “Na minha visão ficou muito claro que há excelentes oportunidades a serem exploradas e o crescimento da CCBC no Canadá pode fortalecer ainda mais essas oportunidades”, destaca.

Novo estatuto

Além dos encontros da missão com o CAM-CCBC, Ronaldo Ramos também participou, durante a viagem a Montreal, da Assembleia Geral Extraordinária da Chambre Brazil Canada, em que foi aprovado o novo estatuto da instituição.