Brasil e Canadá ganham mais voos diretos por crescimento na demanda de passageiros

Air Canada já firmou e ampliou acordos de codeshare com Gol e Azul para vendas de passagens

Por Marcel Salim

Com o crescimento constante da economia e do turismo no Brasil, as companhias aéreas têm investido cada vez mais para ampliar suas rotas e oferecer mais opções de voos internacionais. Um dos destinos que vem ganhando destaque é o Canadá, país conhecido por sua qualidade de vida, belezas naturais e diversidade cultural.

O país norte-americano tem se tornado um destino cada vez mais popular entre os brasileiros, seja para turismo, estudos ou negócios. Com cidades cosmopolitas como Toronto, Montreal e Vancouver, paisagens deslumbrantes como as montanhas rochosas e a aurora boreal, e uma qualidade de vida invejável, não é surpresa que mais e mais pessoas estejam escolhendo visitar o país.

Para atender essa demanda, companhias como a Air Canada, por exemplo, estão aumentando a quantidade de voos do Brasil para o Canadá, além de expandirem suas operações, adicionando novas rotas entre os dois países. Isso tem facilitado o acesso dos brasileiros ao país norte-americano, tornando as viagens mais acessíveis e práticas.

Retomada de voos

Depois de um grande período de suspensão por conta da pandemia da Covid-19, a Air Canada retomou em setembro de 2020 os voos entre Toronto e São Paulo. Desde então as viagens que ocorriam apenas três vezes por semana (às terças, sextas e aos domingos) se tornaram diárias devido ao sucesso da rota entre as duas cidades, proporcionando maior conectividade entre os dois países. Atualmente a companhia opera voos diários entre São Paulo e Toronto.

Desde dezembro de 2021, a companhia também implementou a rota São Paulo-Montreal, com 4 voos por semana até 26 de outubro, 3 vezes por semana até 29 de novembro e 5 vezes por semana até 07 de março de 2025. A empresa também opera a rota São Paulo-Buenos Aires, com 4 vezes por semana até 26 de outubro, 5 vezes por semana até 05 de dezembro e 6 vezes por semana até 08 de março de 2025. Todas as rotas a partir do Brasil são operadas pelo Boeing 787-9 Dreamliner, com 298 assentos divididos em três classes – 30 lugares na executiva, 21 na Premium Economy e 247 na econômica.

Acordos com aéreas do Brasil

Em 2023, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o compartilhamento de voos entre a Air Canada e a Gol. Isso permitiu que a Air Canada oferecesse assentos em voos operados pela companhia brasileira.

Os passageiros da Air Canada podem adquirir passagens para destinos no Brasil e no Canadá com mais conveniência, sem a necessidade de comprar outra passagem. Com a parceria, os passageiros da Air Canada podem chegar a 8 novos destinos no Brasil, como Belo Horizonte, Recife e Salvador, por meio de conexões com voos da Gol que saem dos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em abril deste ano, a parceria de codeshare foi expandida: a novidade beneficiou duas rotas com destino ao Aeroporto Internacional de Vancouver. Os usuários que optam por realizar uma conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) para viagens pela Air Canada também vão ter a opção de realizar uma nova transferência em Toronto ou em Montreal para seguir até a cidade.

Mais parcerias

Outro acordo de codeshare também foi firmado entre a Air Canada e a Azul Linhas Aéreas em 2023. Os passageiros da Azul, procedentes de Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, além de Punta del Este, no Uruguai pode fazer conexão em São Paulo, com os voos da aérea canadense para Toronto e Montreal.

Investimentos

O diretor da Air Canada na América Latina, Luis Noriega, disse que o Brasil tem dado um feedback muito positivo para a companhia e que o sucesso visto no acumulado de 2023 é reflexo disso.

“Hoje temos 15 voos semanais do Brasil. A rota conta com voos para Toronto (diários), Montreal (4 vezes por semana), e Buenos Aires (4 vezes por semana). Por conta disso, nossas expectativas são extremamente positivas. Os resultados nessas rotas são excelentes, com retorno significativo dos viajantes”, disse. “Continuaremos a investir no mercado”, garantiu o diretor.

Noriega também avaliou a performance do setor de cargas que, por sua vez, também registrou um desempenho positivo. “Este segmento cresceu muito após a pandemia. A Air Canada e a Air Canada Cargo foram nomeadas ‘Operadora de Carga do Ano de 2024’ como parte do 50º aniversário dos Prêmios de Conquistas da Indústria Aérea ATW, sendo a primeira operadora canadense a receber esse prêmio”, explica.   

Segundo ele, a Air Canada Cargo focou seus esforços na transformação digital, transferindo as contas dos clientes para sistemas baseados em nuvem. “Estamos já trabalhando para implementar essa digitalização no Brasil, incluindo novas ferramentas, como e-Booking e e-AWB. Há quase dois anos a Air Canada Cargo conta com equipes próprias de vendas e de reservas de cargas, facilitando o contato direto entre o cliente e a companhia aérea, melhorando o tempo de resposta e de confirmação de reservas”, concluiu.

Otimismo

O reflexo da procura por passagens para o Canadá também é observado nas agências de viagens. “Toda vez que um país aumenta a sua malha aérea, isso contribui para o aumento de voos e, consequentemente, as passagens se tornam mais competitivas, aumentando tanto o turismo de lazer como o corporativo”, afirma Claudia Patriani, gerente da agência de viagens Travel Plus Turismo.

A executiva acredita que os laços entre Brasil e Canadá tendem a aumentar nos próximos anos. “Atualmente temos somente voos diretos para Montreal e Toronto, o que na minha opinião é muito pouco perante um país grande como o Canadá. Considerando que duas das cidades mais procuradas por brasileiros são Vancouver e Calgary, que ficam no outro lado do país, acredito que a quantidade de voos deve aumentar muito em breve”, estima.

Sediada em São Paulo, a Travel Plus Turismo está há quase 20 anos inovando no mercado das viagens empresariais e atua hoje tem três segmentos: turismo corporativo, eventos 360º – MICE (Meetings, Viagens de Incentivos, Congressos/Feiras e Estande) e, por último, lazer. “Isso faz com que sejamos uma das poucas agências brasileiras a ter essas três expertises em uma única empresa”, afirma.