DIVERSIDADE

DIVERSIDADE

CLIPPING

EDITORIAL

Diversidade e inclusão são atributos fundamentais para melhorar resultados

 Em um mundo ideal, o mercado de trabalho deveria refletir a demografia da sociedade, com espaços democratizados para mulheres, negros, pessoas com necessidades especiais ou sexualidade diferente das convenções.

A realidade, no entanto, mostra que há muito, muito a avançar. No caso do Brasil, embora mulheres e negros, por exemplo, sejam maioria da população – 52% e 56%, respectivamente, segundo o IBGE – ainda não estão bem representados, especialmente quando olhamos para os pontos mais altos da pirâmide social e organizacional.

Via de regra, quanto mais alto o cargo, menor a presença de mulheres e negros, de homo ou transexuais e de pessoas com deficiência. Guardadas especificidades de algumas atividades, esses grupos são subrepresentados no quadro geral. Um agravante a isso é o fato de as faixas salariais também ficarem aquém da sonhada igualdade.

É possível dizer que os retratos do passado e do presente ainda estão longe do desejável, mas é preciso reconhecer – e comemorar – que a composição do cenário para a fotografia do mercado de trabalho já não é estática. Há movimentos de diferentes frentes para mudar essa realidade e um interesse das companhias de se tornarem mais diversas e inclusivas.

A questão da diversidade e inclusão está inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Objetivo 5 – de um total de 17 a serem alcançados até 2030 – trata especificamente de igualdade de gênero.

Estar atento a essas questões, conhecer seu universo particular e criar políticas que caminhem para uma realidade mais diversa e inclusiva é urgente e fundamental para todas as empresas. Algumas já andaram muito nesse sentido. Outras estão no caminho. E não pode ser para “ficar bem na foto”, embora os atributos inclusão e diversidade sejam importantes para a reputação de qualquer organização.

A questão principal é resultado, já que diversidade se traduz em competitividade e lucratividade.  No relatório “A diversidade como elemento de performance”, de 2018, a consultoria Mckinsey constata que inclusão e diversidade são fontes de vantagem competitiva e alavanca essencial para o crescimento.  Isso não é mais segredo para ninguém.

“Nosso mais recente estudo sobre diversidade no local de trabalho, “A diversidade como alavanca de performance”, reafirma a relevância universal do vínculo entre diversidade – definida como uma maior proporção de mulheres e uma composição étnica e cultural mais variada na liderança de grandes empresas – e performance financeira superior”, diz o documento.

Segundo o estudo, com base em dados de 2017, empresas com diversidade de gênero em suas equipes executivas eram 21% mais propensas a lucratividade acima da média. Com relação à diversidade étnica e cultural, a probabilidade de margem EBIT superior era de 33%.

Fato é que ações propositivas de diversidade e inclusão são indispensáveis para as organizações se manterem vivas nos nossos tempos.  Isso está na pauta dos investidores e em todas as rodas de negócio, além de ser assunto de interesse de todos os stakeholders de uma grande corporação.

As organizações privadas têm papel fundamental nesse processo de mudança rumo a uma sociedade mais inclusiva, mas é importante pontuar que problemas estruturantes como esse precisam ser resolvidos coletivamente. Todos têm seu papel.

Vale lembrar também que não basta apenas comunicar. É preciso ter coerência entre o que a empresa comunica e o que faz. Essa constatação vale para as questões específicas de diversidade e inclusão, mas vale para o cardápio geral da sigla ESG, que significa governança ambiental, social e corporativa, pilares da sustentabilidade, que estão na ordem do dia dxs executivxs.

No caso específico da Kinross, as ações de diversidade e inclusão, parte importante do “S” da sigla ESG, estão sendo aprimoradas. Para conhecer melhor as especificidades do nosso universo e criar políticas mais assertivas, contratamos recentemente uma consultoria especializada para, fazer um diagnóstico do perfil da nossa diversidade e, a partir desse baseline, implementar um plano estruturado, com indicadores e metas.

É um caminho sem volta, focado na construção da mineração que queremos ter.

Empowering Black youth to achieve meaningful careers Français

23 de fevereiro de 2021

As we celebrate Black History Month, it is important to recognize the important contributions that Black…

Diversidade: a chave para a criação de equipes talentosas

23 de fevereiro de 2021

Mais do que só ter o domínio da técnica, desenvolver um software exige a capacidade de pensar fora da caixa…

Diversidade sem inclusão nas empresas não muda nada

16 de fevereiro de 2021

A diversidade virou pauta. Mais do que nunca. O assunto está na casa dos brasileiros, mas…

Canadian government announces new initiatives to boost diversity and inclusion

01 de fevereiro de 2021

Canada has launched a new package of measures…

From refugee to firefighter

01 de dezembro de 2020

Ali Duale knows what it’s like to be deprived of a community. In 1991, he and his wife fled a brutal civil war in Somalia, ending up in a Kenyan refugee camp…

Diversity in the workplace: How to lead as an ally

23 de fevereiro de 2021

With diverse companies more likely to win top talent, improve customer loyalty and employee satisfaction, the benefits of building…

'Diversidade é crucial para fazer bom jornalismo', diz vencedora do Pulitzer

23 de fevereiro de 2021

Nikole Hannah-Jones é autora de 1619, projeto do New York Times sobre o…

Le gouvernement du Canada prend de nouvelles mesures pour promouvoir l’égalité des genres au Canada pour les femmes et les filles noires

03 de fevereiro de 2021

Au Canada, les femmes…

Déclaration de la ministre Chagger à l’occasion du Mois de l’histoire des Noirs

01 de fevereiro de 2021

Aujourd’hui, nous soulignons le début du Mois de l’histoire des Noirs. Le moment est…

Harcèlement au travail : nouvelles normes à respecter pour les entreprises fédérales

01 de janeiro de 2021

Les entreprises sous juridiction fédérale doivent désormais se conformer à de nouvelles…

Conheça mais sobre a Comissão de Diversidade da CCBC

Entre em contato com o Departamento Comercial da CCBC