Cônsules se despedem do Brasil

Heather Cameron, cônsul-geral de São Paulo, e David Verbiwski, cônsul-geral do Rio de Janeiro, lembram desafios e realizações de suas gestões

Por Alessandra Taraborelli

Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na CCBC, em São Paulo, a cônsul-geral de São Paulo, Heather Cameron, e o cônsul-geral do Rio de Janeiro, David Verbiwski, agradeceram a oportunidade de terem atuado nos últimos quatro anos no Brasil e fizeram seus discursos de despedida. Suas posições serão ocupadas por Caroline Charette, em São Paulo, e por François Jubinville no Rio de Janeiro.

Heather agradeceu o período em que esteve à frente do cargo de cônsul-geral em São Paulo e lembrou das dificuldades e desafios impostos principalmente pela pandemia. “Foi gratificante fortalecer o relacionamento entre as instituições que representam o Canadá, como a CCBC, BCCC, Bureau do Quebec, parceiros brasileiros e núcleos comerciais nos estados brasileiros. As comissões foram importantes para mostrar o potencial econômico das diferentes regiões do Brasil e aproximar empresários brasileiros e canadenses, principalmente em um período em que o Brasil enfrentou uma fase de atenção negativa, o que exigiu soluções inovadoras e aproximação direta com os governos estaduais”, refletiu.

Heather apontou o desenvolvimento sustentável como o tema com maior relevância entre as ações de seu mandato, e que continuará pautando os acordos futuros entre o Canadá e o Brasil, especialmente com os governos estaduais. Ela ainda destacou a importância dos eventos e missões realizados pela CCBC para a troca de experiências entre membros, associados e empresários de todo o Brasil para o desenvolvimento de relações econômicas e sustentáveis entre o Brasil e o Canadá e para ações complexas e imediatas.

“O Canadá passou por cerca de 300 incêndios florestais, eventos que possuem efeitos econômicos que exigem planos para que a população deixe as cidades em segurança e cooperação internacional. A província de Alberta contou com o trabalho e o apoio de bombeiros brasileiros, que foram fundamentais para o controle dos incêndios”, observou. A área de economia florestal ganhará relevância nos próximos anos, segundo Heather. Ela comentou sobre a visita programada por uma delegação de empresários e especialistas brasileiros à província de Quebec para avaliar oportunidades na área da economia florestal. Heather ainda comentou sobre a expectativa de redução das taxas de juro no Canadá e no Brasil, pontos importantes para a definição de acordos futuros entre os dois países.

David Verbiwski lembrou a sua chegada ao Brasil, no início da pandemia, e as dificuldades e desafios daquele período. “Cheguei no final de outubro de 2020, foi uma experiência estranha. Eu estava no segundo vôo do Canadá para o Brasil, quando os vôos entre os dois países voltaram a acontecer. No Canadá, o aeroporto estava vazio e quando cheguei no Rio de Janeiro a vida parecia um pouco mais normal, com pessoas na praia, restaurantes funcionando. Foi um momento diferente na maneira como os dois países estavam vivendo a pandemia”, lembrou.

Verbiwski disse que mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, com a ajuda da estrutura da CCBC e dos outros parceiros no Brasil conseguiu fortalecer e estabelecer relacionamentos de negócios entre as empresas canadenses e brasileiras. “Além disso, estávamos vivendo o período das eleições no Brasil e todos aguardavam o resultado para tomar decisões. Conseguimos desenvolver e fortalecer relacionamentos com as equipes do novo governo para as áreas de recursos naturais, mineração e petróleo”, disse.

Ele destacou a importância da participação de delegações canadenses e brasileiras em inúmeros eventos sobre recursos naturais, como petróleo e mineração, no Brasil e no Canadá, no período. “Conseguimos aproximar empresas brasileiras e canadenses por meio das delegações em eventos nos dois países. E esse processo continuará. Teremos uma delegação que participará do Petroleum Congress, no Canadian Global Energy Forum, em setembro, em Calgary, no Canadá; em setembro, o Brasil receberá 20 empresas do setor de energia, que virão trocar experiências e avaliar novos negócios com empresas brasileiras”, lembrou.

Verbiwski ressaltou os intercâmbios comerciais nas áreas de mineração, como o Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), que aconteceu em março deste ano em Toronto, e a participação das delegações em eventos relacionados ao meio ambiente. Ele também lembrou acordos importantes realizados durante a sua gestão, como a abertura de um novo chapter da CCBC em Belo Horizonte, e o trabalho conjunto entre a comissão de diversidade e inclusão da CCBC com a área formada dentro das missões diplomáticas no Brasil. “Foram inúmeros projetos, todos bem sucedidos, com destaque para os investimentos brasileiros dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais no Canadá e vice-versa. Além disso, muito importante são as visitas dos governadores e chefes e estado. O governador do Espírito Santo fará uma visita ao Canadá, em setembro e estamos estudando uma oportunidade de visita ao Canadá pelo governador do Rio de Janeiro, que já demonstrou interesse”, resumiu.