Música da melhor qualidade

Confira a seleção de apresentações disponíveis online dos grandes nomes canadenses da música mundial

Por Estela Cangerana

Este ano a 50ª edição do maior prêmio da música canadense, o Juno Awards, que equivale ao Grammy norte-americano, foi online pela primeira vez na história. Nem por isso ele foi menos prestigiado ou deixou de trazer grandes nomes que embalam fãs no mundo todo. Os grandes destaques de 2020, inclusive, são bem conhecidos dos brasileiros: Shawn Mendes, de Pickering (Ontário), levou dois prêmios (artista do ano e melhor single por Señorita) e Alessia Cara, de Brampton (Ontário), ficou com três categorias (álbum do ano e álbum pop do ano por The Pains of Growing e melhor compositora) das seis que foi indicada.

Além de Mendes e Cara, a lista de artistas canadenses de expressão internacional e muito admirados no Brasil é enorme: o rapper Drake, a cantora e compositora Avril Lavigne (que levou o Juno 2020 na categoria escolha dos fãs), Justin Bieber, Michael Bublé, o cantor The Weeknd, Bryan Adams, Shania Twain, Lara Fabian, Coeur de Pirate, Céline Dion, Joni Mitchell, Alanis Morissette, Neil Young, Nelly Furtado, Nav, entre tantos outros. A diversidade de estilos e ritmos dos músicos canadenses também não deixa ninguém a desejar, revelando a multiculturalidade do país, com influências tanto dos povos indígenas canadenses quanto dos imigrantes de várias partes do mundo que adotaram o Canadá.

Mesmo durante a pandemia é possível curtir o som de muitos deles nas lives e em ricos shows virtuais. A seguir, você confere alguns: