Imersão no sistema de ensino canadense

Apresentações da edição de 2022 do Canada Day CCBC Online Festival mostram as diversas potencialidades do Canadá para quem pretende estudar naquele país


Por Sérgio Siscaro

Primeiro de julho é o dia em que o ato constitucional de 1867 foi assinado, estabelecendo a formação do Canadá. Para comemorar essa data, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) reuniu seus parceiros para discutir as oportunidades de estudo e trabalho naquele país durante a edição deste ano do Canada Day CCBC Online Festival – evento realizado anualmente pela Câmara, voltado para a discussão de temas de interesse dos dois países e que tem como principal finalidade estreitar as relações bilaterais. Dessa forma, o público brasileiro teve a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento de uma das estruturadas de ensino mais procuradas por estudantes do mundo inteiro.

Ao optar por realizar uma imersão no sistema educacional canadense por meio de webinars na edição deste ano de seu Canada Day CCBC Online Festival, a CCBC promoveu uma enriquecedora discussão sobre as vantagens de se cursar instituições de ensino superior no Canadá. Para tanto, reuniu em dez painéis, realizados entre os dias 28 e 30 de junho, representantes de diversos colleges e universidades do Canadá, além de também abrir espaço para a cooperativa financeira Desjardins e para a companhia aérea Air Canada.

Neste ano, a programação de discussões em torno do tema da educação no Canadá teve um “esquenta” no dia 27, quando foi realizada uma mesa-redonda virtual, mediada pela especialista em ensino superior no exterior da Fundação Estudar, Beatriz Alvarenga. Na ocasião, representantes de quatro das instituições que participariam do Canada Day Festival nos dias seguintes adiantaram alguns dos temas que seriam abordados, como oportunidades de acesso a bolsas de estudos, questões relacionadas ao idioma (inglês ou francês) e as características principais da estrutura de ensino do Canadá, entre outros assuntos. A apresentação pode ser conferida aqui.

>> ACESSE A PLAYLIST COMPLETA DO CANADA DAY 2022 NO YOUTUBE <<

Programação diversificada

Em seu primeiro dia, o Canada Day CCBC Online Festival contou com uma apresentação especial feita pela cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron. “Durante os últimos dezesseis anos, o Canadá tem sido o destino número um dos estudantes brasileiros. O Canadá e suas províncias oferecem um mundo de oportunidades e alto padrão de qualidade de vida, em um ambiente seguro e multicultural”, afirmou. Ela acrescentou que, apenas em 2021, cerca de 11 mil brasileiros estudavam no país. 

Os painéis que se seguiram proporcionaram uma visão panorâmica de três regiões distintas do Canadá: Colúmbia Britânica, Ontário e Alberta. Intitulada “Tecnologia e inovação em Vancouver”, a primeira apresentação trouxe informações gerais sobre as oportunidades de trabalho na costa oeste canadense, e uma descrição da University West Canada, localizada em Vancouver. Já “Estude e trabalhe no coração de Toronto”, apresentada em seguida, se voltou às oportunidades oferecidas pelo Niagara College, em Toronto. Por fim, “Estude e imigre para Alberta” explorou as potencialidades daquela região – que compõe as prairie provinces do Canadá – e apresentou aos participantes o NorQuest College, localizado em Edmonton.

No dia seguinte, uma província pouco conhecida dos brasileiros foi o foco de um dos painéis. Em “Descubra o que Manitoba tem de melhor”, representantes da Red River Polytech, de Winnipeg, abordaram as características da região e as vantagens oferecidas para estudantes. Logo depois, no painel “Obtenha diploma profissional em Montreal”, foi apresentada a instituição de ensino Lester B. Pearson Boarding School e abordadas as potencialidades do mercado de trabalho da região de Quebec.

Christian Provenzano (à direita), prefeito da cidade de Sault St. Marie, participou AO VIVO da transmissão do evento.

A pequena cidade de Sault St. Marie, localizada nas proximidades da fronteira com os Estados Unidos, foi o objeto do painel “Sault St. Marie, conheça e se apaixone”, do Sault College – que contou com uma participação, ao vivo, do prefeito Christian Provenzano. Na sequência, “Montreal, uma cidade universitária” foi apresentado por representantes da Université de Montréal. Fechando o evento, o painel “Experiências de estudantes na Trent University” trouxe testemunhos de brasileiros que passaram por aquela instituição de ensino, localizada em Toronto.

Serviços de apoio

Ao buscar oferecer um painel o mais completo possível das possibilidades que os estudantes brasileiros têm ao optarem por estudar no Canadá, a CCBC não poderia deixar de lado dois aspectos: a gestão das finanças pessoais e o transporte ao país. Por essa razão, a programação do segundo dia do Canada Day CCBC Online Festival foi iniciada não por uma instituição de ensino, mas pela cooperativa Desjardins, que no painel “Abertura de conta para estudantes no Canadá” explicou as peculiaridades do sistema financeiro canadense e apresentou os serviços que coloca à disposição para quem pretenda cursar uma instituição de ensino naquele país. Da mesma forma, no dia seguinte a Air Canada apresentou os benefícios estendidos a estudantes em seus voos ao país no painel “Air Canada: conectamos você ao seu futuro”.

O e-book Estude no Canadá, elaborado pela CCBC e que detalha as regiões onde estão localizadas as instituições que participaram do Canada Day CCBC Online Festival, assim como os serviços que elas oferecem, pode ser acessado aqui.