Imersão ao Canadá

2ª edição do Canada Day CCBC Online Festival promove conexões na cultura, educação, arte e lazer, além de trazer grandes oportunidades de negócios bilaterais

Por Estela Cangerana

A última semana deste mês vai oferecer um grande mergulho no potencial das relações com o Canadá. De 28 de junho a 02 de julho, a segunda edição do Canada Day CCBC Online Festival trará à tona debates sobre importantes setores econômicos, a diversidade regional do país, relações diplomáticas, imigração, cultura, educação e turismo. Repetindo o bem-sucedido formato que atraiu mais de 5 mil pessoas no evento do ano passado, as sessões virtuais ao vivo trarão especialistas de diferentes ramos para apresentações e esclarecimento de dúvidas do público em geral, enquanto o site do evento oferecerá paralelamente um farto conteúdo complementar.

A programação inclui temas de relevância global, como tendências na geração energética, Inteligência Artificial (IA) e novas tecnologias, inovação no agronegócio e o futuro da saúde. Ao mesmo tempo, a pauta também contempla assuntos tradicionais da relação bilateral, como estudar no sólido sistema educacional canadense, trabalho, imigração e investimentos, além de experiências turísticas.

Os debates do festival ainda vão explorar a diversidade geográfica dos temas. A província de Alberta, por exemplo, domina a discussão sobre transformação energética. A região é a maior produtora de petróleo e gás natural do Canadá e conta com recursos eólicos, solares, de bioenergia e geotérmicos. Os investimentos na transformação digital do setor de energia e meio ambiente na província devem somar CAD 5,8 bilhões até 2024, cerca de 25% de tudo o que será aportado no setor no país. A cidade de Calgary, por sua vez, deve liderar a transição energética.

Já quando o tema é tecnologia, Edmonton, na mesma província, se destaca por ser o segundo maior ecossistema de Inteligência Artificial do Canadá, atraindo uma efervescente indústria de videogames.

Inovação no agronegócio

No centro do país, na província de Manitoba, a estrela é a tecnologia aplicada ao setor agrícola, um dos ramos fortes da região. As pradarias são reconhecidas como o celeiro canadense. Em Winnipeg, grandes empresas agrícolas, de processamento de alimentos, centros de pesquisa e instituições nacionais estabeleceram um ecossistema de inovação agro que vale a pena ser conhecido.

Outra área intensamente cultivada e que tem muito a oferecer em termos de inovação agrícola é Fraser Valley, na Colúmbia Britânica, costa oeste do Canadá. O modelo aplicado nas fazendas chama a atenção pelos resultados de receita por hectare cultivado. São quase 67 mil hectares de terras de alta qualidade distribuídas por várias comunidades, com receitas brutas que superam US$ 1,5 bilhão e geram 11 mil empregos locais.

Educação, trabalho e imigração

Ainda na costa oeste, na província da Colúmbia Britânica, outro destaque é o modelo educacional. Em Vancouver, a University Canada West é um dos centros de estudos com programa de MBA que alia formação profissional com acesso direto ao ecossistema de inovação e investimento forte em network para os interessados em empreender no país.

O alto nível da formação oferecida pelas instituições canadenses, com contato próximo com o mercado de trabalho, é referência global e atrai anualmente milhares de brasileiros para universidades de todo o país. Além das oportunidades na Colúmbia Britânica, o Canada Day Festival ainda trará sessões que abordarão o sistema e as experiências educacionais na província da Nova Scotia, com o EduNova, e o sistema de bolsas de estudos do país, que pode conduzir também a outras instituições igualmente prestigiadas.

Área da saúde e outras oportunidades

Para quem pretende estudar, trabalhar ou investir no Canadá, vale ainda conferir a sessão que abordará as oportunidades da Grande Montreal, na província de Quebec. A região é um grande polo de Tecnologia da Informação, mas que também se destaca pela inovação na área da saúde, um dos setores que despontam como um dos mais promissores para os próximos anos.

O desenvolvimento de soluções no setor e novos negócios, incluindo representação ou distribuição de produtos, deve ganhar impulso extra para canadenses e brasileiros por meio de parecerias estratégicas. Elas serão mais um tema contemplado durante a programação do festival organizado pela CCBC.

Para completar, não poderia faltar uma sessão sobre as incríveis experiências proporcionadas nos muitos atrativos turísticos do Canadá. O país é farto de belezas naturais, arte, história, cultura e tradições, em roteiros de inverno e verão.

Canada Day CCBC Online Festival

De 28/06 a 02/07

Mais informações e inscrições aqui