Comissão de Infraestrutura e Investimento se renova

Ao longo de 2022, o grupo estruturou as diretrizes que irão nortear sua atuação em 2023 e além

Por Sérgio Siscaro

Dentro da missão da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) de estimular e fortalecer o ambiente de negócios entre empresas brasileiras e canadenses, os temas de infraestrutura e investimentos são essenciais. Esse fato é demonstrado pela considerável presença de companhias do Canadá em atividades como energia, saneamento básico e engenharia civil, entre outras; ou da participação de importantes investidores daquele país em vários setores da economia nacional. Diante dessa realidade, a Comissão de Investimentos e Infraestrutura (CII) da CCBC tem o importante papel de contribuir para a viabilização de negócios entre os dois países – proporcionando um espaço para que companhias de ambos possam interagir e trocar informações sobre temas relevantes, incluindo tecnologia e inovação, oportunidades de negócios e tendências.

A jornada da CII teve diversos marcos ao longo de 2022. O ano se caracterizou por ser um momento de transição na esfera política, em razão da realização de eleições; por essa razão, a definição de grandes projetos estruturantes de infraestrutura ficou em suspenso, aguardando uma definição mais clara dos governos que assumem no início de 2023.

Nesse contexto, a Comissão aproveitou para se reestruturar, aumentando sua relevância dentro da CCBC e elaborando um novo desenho institucional, apresentado em outubro à direção da Câmara. Essa proposta, já aprovada pela entidade, torna o grupo mais propositivo – trazendo especialistas de diversas áreas da infraestrutura e de investimentos, com vivência prática nessas áreas, para contribuir ativamente nos trabalhos da Comissão. Por fim, em dezembro, a CII apresentou à CCBC seu planejamento para 2023.

“Passamos parte de outubro fazendo os contatos com os futuros coordenadores dos subgrupos, para alinhar com eles o trabalho que será realizado. Agora no final de novembro, enviamos as cartas-convite para todos os participantes que foram escolhidos para serem coordenadores dos grupos, e no início de dezembro estamos convidando os associados e outros grupos a se juntarem à Comissão como participantes”, afirma o coordenador da CII, Marcio Francesquine, acrescentando que haveria um encontro, ainda em dezembro, para se discutir o calendário de atividades propostas para 2023.

2022 em revista

Um dos principais destaques na atuação da CII ao longo deste ano foi a realização de um webinar, em janeiro, intitulado Crise energética, ao qual se seguiu, no mesmo mês, a um almoço no qual se discutiu o futuro do setor elétrico brasileiro. Em março foi a vez da Comissão promover uma série de três seminários: A manutenção de trens no Canadá; O mercado ferroviário brasileiro: Tendências e oportunidades; e o Encontro Canadá-América Latina de Infraestrutura. Outro importante evento foi uma reunião conjunta com o Consulado-Geral do Canadá em São Paulo tratando do mercado de hidrogênio verde.

“Ao reunir seis países, o Encontro Canadá-América Latina de Infraestrutura colocou a Câmara no mapa da infraestrutura, posicionando-a como uma importante parceira do Consulado do Canadá no desenvolvimento do setor. Foi aí que ficou claro que era necessário criarmos uma massa crítica dentro da CCBC para ter uma CII mais relevante”, avalia Francesquine. “No decorrer do ano, os eventos que fizemos foram importantes no sentido de nos permitir conhecer melhor algumas das demandas do mercado.”

Além desses eventos foram realizados diversos encontros, com o objetivo de formalizar a criação de subgrupos da Comissão e planejar atividades.

De olho no futuro

O novo desenho da CII estabelece a existência de seis grupos de trabalho setoriais: Rail & Logistics; Energia; Inovação; Investimentos; Cleantech; e Engenharia & Construção. Cada um deles terá como participantes tanto empresas e organizações tanto brasileiras quanto canadenses. De acordo com Francesquine, essa atuação destacada está apenas começando. “Em 15 de janeiro deveremos ter a primeira reunião formal da nova CII, a fim de discutir com mais detalhes nossas atividades.”
De acordo com ele, esta nova estrutura dará mais atenção à necessidade de contar com o ponto de vista de lideranças e influenciadores do setor nos dois países, além de convidar “empresas-âncora” para participarem de suas atividades. “A discussão passa a ser muito mais rica; tanto do ponto de vista mais específico, de quem está atuando no meio, quanto para quem não é daquele segmento, e que passa a entender melhor suas oportunidades, desafios e tendências”, salienta. Além disso, a Comissão terá uma atuação mais alinhada com a estratégia geral da CCBC, e trabalhará de forma mais próxima dos departamentos administrativo, comercial e de marketing da Câmara – que passarão a participar ativamente das reuniões da CII.

Essa nova estrutura da Comissão é especialmente importante no momento atual, de transição política no Brasil e de definição de projetos de infraestrutura e decisão de investimentos no país. “Teremos a oportunidade de discutir os desafios de cada segmento e, por meio da CCBC, propor ao novo governo sugestões positivas para alguns dos problemas atuais. O timing acabou sendo bastante positivo. Iniciamos uma nova fase, junto com um novo ciclo de governo, no qual o tema da infraestrutura é um dos importantes”, finaliza.