CCBC inaugura chapter em Curitiba

Ação faz parte de projeto de apoio à internacionalização e promoção de negócios bilaterais entre o Paraná e o Canadá


Por Deborah Oliveira

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) acaba de inaugurar um escritório em Curitiba (PR). O anúncio ocorreu durante evento no Museu Oscar Niemeyer (MON) e faz parte de uma iniciativa que tem o apoio do Consulado-Geral do Canadá e do Escritório do Québec, ambos sediados em São Paulo. O Chapter Paraná vai promover ações locais e específicas envolvendo empresas e instituições do estado e do Canadá com o objetivo de estimular as relações comerciais e os investimentos bilaterais em diversos setores.

A escolha de Curitiba foi estratégica, já que o estado do Paraná possui forte presença em diversos setores. “Há interesses e prioridades comuns entre o Paraná e o Canadá na adoção de ações e projetos colaborativos e sustentáveis nas áreas de inovação e pesquisa, cultura, educação e relações comerciais. Com esse escritório, a CCBC quer compartilhar ainda mais a sua expertise por meio de um ecossistema criado especialmente para incentivar e acelerar esse importante networking entre instituições e empresas paranaenses e canadenses”, avalia Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC.

O Chapter Paraná será coordenado por Marcia Beatriz Cavalcante e Wendell Alexandre Paes de Andrade de Oliveira, além de contar com o apoio de Alessandra Dabul no Comitê de Desenvolvimento. Marcia destacou a importância de ter um escritório da CCBC para ajudar a fomentar os negócios entre o estado e o país norte-americano.

“O Paraná tem forte presença nos setores de energia, alimentos e saúde que, atrelados ao ecossistema de startups, oferecem grandes oportunidades de sinergia. Podemos contribuir para ampliar as exportações e negócios de empresas paranaenses no Canadá e identificar oportunidades de cooperação bilateral em diferentes projetos e setores”, avalia.