Análise de dados na mineração

Por Sérgio Siscaro

Uma característica compartilhada por empresas dos mais diferentes ramos de atuação é a necessidade de dispor de dados precisos que permitam conferir agilidade ao processo de tomada de decisões operacionais, táticas e estratégicas. No segmento de mineração não poderia ser diferente, dadas as complexidades dessa atividade: grande volume de informações, dispersão geográfica e elevado volume de processos entre a inferência inicial do corpo mineral e a venda final do produto.

A QDOIS Data Intelligence, empresa especializada em gerenciamento de dados e desenvolvimento de soluções, acaba de implementar ferramentas de data analytics para a mineradora Aura Minerals, companhia multinacional mid-tier que atua na produção de ouro e cobre, com presença no Brasil, EUA, Honduras e México. Com ações negociadas na bolsa de valores de Toronto, a Aura precisava visualizar e analisar os indicadores de suas operações, padronizando-os entre suas diversas operações e possibilitando o acesso instantâneo pelos seus altos executivos.

Após ter realizado um amplo diagnóstico da situação, a QDOIS Data Intelligence propôs uma solução baseada em três eixos (consultoria de negócios, tecnologia e data lake, e consultoria em business intelligence). Foi desenvolvida uma base de dados centralizada, além da integração das informações antes dispersas, elaborando-se padrões e templates, e implementando-se dashboards em Power BI, que possibilitam a navegação dos diversos stakeholders da Aura, entre outras iniciativas.

Como resultado, foi possível reduzir a vulnerabilidade dos dados da mineradora, além de obter ganhos de inteligência na gestão de processos, além de ampliar o valor dos dados para o negócio.

Mais informações em https://qdois.com.br

*Fonte: QDOIS Data Intelligence