Air Canada retoma voos no Brasil

Aumento da demanda e medidas de controle da Covid-19 levaram a companhia aérea canadense a reativar a rota entre São Paulo e Toronto em setembro

Por Sérgio Siscaro

Toronto, capital da província canadense de Ontário, voltou a ficar mais perto do Brasil. No início de setembro, a companhia aérea Air Canada anunciou a volta de três voos diurnos semanais em São Paulo – retomando assim as operações que ficaram suspensas desde o ano passado, em razão da disseminação da pandemia da Covid-19. E, diante da perspectiva de aumento no número de pessoas imunizadas, mais uma frequência para Toronto deverá ser acrescentada pela companhia em novembro.

Em entrevista concedida à imprensa brasileira no início de setembro, o vice-presidente internacional de vendas da companhia aérea, Virgílio Russi, e o diretor-geral da Air Canada no Brasil, Giancarlo Takegawa, informaram ainda estar planejada a retomada da rota entre São Paulo e Montreal, na província de Quebec, já em 8 de dezembro. Assim como na rota para Toronto, serão efetuados três voos diurnos semanais. “Para nós, o Brasil é um mercado-chave. Estamos bastante otimistas com esta retomada – e já estamos assistindo a um crescimento bastante forte nas reservas dos voos”, disse Russi.

A rota São Paulo-Toronto sai do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 21h35 às terças, sextas e domingos; já o voo Toronto-São Paulo parte do Toronto Pearson Airport todas as segundas, quintas e sábados às 20h05. A Air Canada utiliza uma aeronave Boeing 787-900 Dreamliner, com 298 assentos.

Otimismo

Takegawa complementou ressaltando a rapidez com a qual a demanda de voos para o Canadá se recuperou após 19 de julho – data na qual o governo canadense anunciou que reabriria suas fronteiras para cidadãos imunizados dos Estados Unidos em 9 de agosto, e para o resto do mundo em 7 de setembro.

“No dia seguinte já percebíamos a reação nas reservas. Na ocasião, tínhamos uma ocupação de 15% para o mês de setembro; hoje ela já é de praticamente 100%. O Brasil tem uma musculatura fantástica para reagir a situações negativas, acordar e crescer rapidamente. Temos observado uma grande demanda no mercado formado pelos brasileiros que estudam no Canadá – especialmente agora, com o início do período letivo em setembro. E há também o segmento dos amigos e parentes dos brasileiros vivendo no Canadá, e o mercado de turismo de lazer, principalmente para os meses de inverno”, afirmou na ocasião.

Cuidados com a pandemia

O retorno das operações da Air Canada é acompanhado da incorporação de medidas de controle sanitário. Os passageiros devem comprovar ter passado pelo esquema vacinal completo com duas das vacinas utilizadas no Brasil aceitas no Canadá – AstraZeneca e Pfizer (a CoronaVac não está na lista). Além disso, alguns passageiros serão selecionados aleatoriamente para realizar testes moleculares no primeiro dia de estadia no Canadá.

Russi lembrou ainda do Travel Ready, uma ferramenta online interativa que ajuda os passageirtos a planejar suas viagens – e também obter as informações necessárias sobre documentação de viagem, exigências de teste da Covid-19, entre outras informações. A plataforma está disponível em http://aircanada.com/travelready.

Adicionalmente, o passageiro poderá acessar a plataforma ArriveCAN (ou baixar o aplicativo) para fornecer suas informações de saúde; ela está disponível em https://www.canada.ca/en/public-health/services/diseases/coronavirus-disease-covid-19/splash-arrivecan.html. Outra solução tecnológica lançada pela companhia aérea permite que os passageiros leiam e carreguem digitalmente os resultados de seu teste, a fim de que este possa ser validado antes mesmo da chegada ao aeroporto.

O executivo informou ainda que, a partir de 31 de outubro, a Air Canada exigirá que todos os seus funcionários estejam totalmente imunizados.