Parceiros na saúde

Com a iniciativa “The Coolest Hotspot” voltada para as Ciências da Vida e Tecnologia da Saúde, o Québec consolida sua atratividade para parcerias

 

Por Andréa Ciaffone

A inovação – e todos os benefícios que podem vir dela – nasce nas pessoas. Entretanto, o que faz as grandes ideias de cientistas criativos se tornarem realidade e ganharem espaço na vida das pessoas é a possibilidade de desenvolverem seus projetos e, para isso, eles precisam de um ambiente propício. Mais do que espaços físicos como laboratórios, os pesquisadores necessitam de uma estrutura mais robusta, capaz de apoiar seu trabalho, promover o intercâmbio com outros especialistas e, também, auxiliar na captação de investimentos – esse é o trabalho da plataforma The Coolest Hotspot, criada para apoiar iniciativas inovadoras em Ciências da Vida e Tecnologia da Saúde, conhecidas em inglês pela sigla LSHT.

The Coolest Hotspot, uma iniciativa guarda-chuva liderada por entes do setor de LSHT no Québec, tem como objetivo promover esse ecossistema com uma perspectiva para a atração de investimentos estrangeiros para a região. A iniciativa reúne parceiros da indústria, desenvolvimento econômico local e agências de promoção de investimentos, bem como organizações de pesquisa comprometidas com o avanço da área de LSHT, aumentando seu alcance internacional, visibilidade e competitividade – tudo isso como uma forma de consolidar alguns dos objetivos governamentais descritos na Estratégia de Ciências da Vida do Québec 2017-2027.

Essa estratégia governamental estratégica lançada há cinco anos é ambiciosa em vários aspectos e tem o objetivo final de posicionar a província franco-canadense entre os cinco maiores desenvolvedores de inovação da América do Norte até 2027. Para isso, pretende-se atrair CAD 4 bilhões em investimentos privados para o Québec até o fim de 2022.

Tudo indica que o alcance dessa meta caminha a passos largos, pois hoje a província já é considerada um dos destaques mundiais em pesquisa e desenvolvimento de biofarmacêuticos, tecnologias médicas e saúde digital. Todas essas atividades ocorrem em sinergia com a expertise em inteligência artificial (IA) e deep learning – segmentos em que o Québec tem reconhecimento internacional.

Tal prestígio só é possível graças a diversos fatores que contribuem para a atratividade da província. O Québec oferece centros de excelência científica que propiciam um ambiente extremamente fértil para o desenvolvimento de projetos inovadores e startups de base tecnológica ou científica. O fato de ser considerado o melhor local para estudantes nas Américas se reflete de forma prática na presença de uma força de trabalho altamente criativa, educada e multilíngue com 10 mil alunos universitários graduados por ano em programas relacionados à saúde. Além disso, a combinação de uma estrutura governamental consistente, economia em crescimento constante e presença de grandes talentos resulta também em atratividade para os investidores . Em 2019, CAD 1,68 bilhão foi levantado em capital de risco (VC – Venture Capital) pelas empresas do Québec.

O interesse também se explica, ainda, pela localização estratégica da  província com acesso direto a milhões de consumidores norte-americanos, latino-americanos e europeus,  graças à adesão do Canadá a alguns dos maiores acordos de livre-comércio do mundo. No geral, o  ecossistema de LSHT quebequense é constituído por um conjunto de organizações que fomentam a colaboração, traduzem em ações projetos prioritários, organizam atividades unificadoras e recomendam soluções para acelerar o desenvolvimento do setor. Lá, o segmento de tecnologias médicas (medtech em inglês) representa 40% de todos os empregos e mais de 50% das empresas do setor de LSHT.

“Québec e Brasil são parceiros complementares tanto comercialmente quanto em inovação nos setores de Ciências da Vida e Tecnologia da Saúde. As instituições quebequenses e brasileiras estabeleceram parcerias frutíferas ao longo dos anos, e a plataforma The Coolest Hotspot ajudará a estimular a troca de experiências entre as duas regiões, além de contribuir para fomentar uma maior aproximação comercial entre nossas empresas”, afirma Jason Naud, diretor do Escritório do Québec em São Paulo. 

Startups saudáveis

A inovação na área das Ciências da Vida tem ocorrido cada vez mais em alinhamento com o desenvolvimento da tecnologia da informação, especialmente na utilização de IA, nanotecnologia, big data e deep learning. Como o Québec se destaca nessas áreas, muitos pesquisadores de biotecnologia e medicina buscam o intercâmbio que só um ecossistema criado para troca de conhecimentos pode oferecer. Considerada líder global em IA, Montreal hospeda duas das entidades mais relevantes do setor e que trabalham em sinergia: o Mila –  Institut Québécois d’Intelligence Artificielle, instituto de pesquisa em IA que reúne pesquisadores experientes, produz uma infinidade de descobertas influentes e atua como incubadora para as startups que surgem do desenvolvimento de novas tecnologias – e o IVADO, Instituto de Valorização de Dados, um polo científico e econômico em que profissionais da indústria e pesquisadores acadêmicos trabalham juntos para preencher a lacuna entre as ideias e sua concretização.

A escolha do nome The Coolest Hotspot não poderia ser mais acertada. Afinal, o Québec possui um ecossistema único, interconectado, próspero e colaborativo, acessível a investidores internacionais e dispõe de centros de pesquisa e produção, laboratórios e universidades; onde líderes mundiais da indústria médica e farmacêutica coexistem em harmonia com startups e mais de 30 incubadoras e aceleradoras. Ou seja, um ambiente e uma infraestrutura ideal para ajudar os pesquisadores e empreendedores que estão desenvolvendo inovações de alto impacto, além de hospedarem startups promissoras como o NEOMED Institute, ​​Biotech City, CENTECH, CQIB, CTS Santé, Espace LABz e o Instituto Interdisciplinar de Inovação Tecnológica – 3IT.

“The Coolest Hotspot é uma ferramenta que contribui para a conformação desse ecossistema inovador e que deve viabilizar a captação de investimentos para o setor da tecnologia em saúde ao longo dos próximos anos”

Tech + Med + Money

A maior parte do conhecimento e novas tendências se originam no ambiente de pesquisa acadêmica. Os pesquisadores do Québec são altamente produtivos neste quesito, como destaca o Fundo de Pesquisa do Québec – Saúde (Fonds de Recherche du Québec – Santé – FRQS), uma organização pública que oferece apoio financeiro ao mesmo tempo em que garante o desenvolvimento estratégico e coerente da pesquisa em ciências da saúde na província.

O Québec está ativamente envolvido no fomento à pesquisa acadêmica. Classificado em primeiro lugar na realização de ensaios clínicos, a província detém o maior centro de pesquisa no Canadá com o mais numeroso grupo de pesquisadores universitários e o maior orçamento dedicado. Entre 2018 e 2019, os pesquisadores obtiveram CAD 679 milhões em investimento, o que representa 27% do financiamento público canadense, ao passo que 23% dos laboratórios universitários estão localizados na região. Os pesquisadores do Québec se destacam ​​em muitas áreas como oncologia, genômica, medicina de precisão, terapia celular, doenças cardiovasculares e metabólicas, neurociência e saúde mental, doenças infecciosas, doenças raras e envelhecimento. Muitos contam com consórcios que aceleram a integração de suas inovações ao sistema de saúde.

Graças a uma combinação de vantagens competitivas como acesso a mercados, atração de mão de obra altamente qualificada, pesquisa acadêmica em alto nível e incentivos fiscais generosos, o Québec logrou se transformar num polo de produção de soluções disruptivas em LSHT. The Coolest Hotspot é uma ferramenta que contribui para a conformação desse ecossistema inovador e que deve viabilizar a captação de investimentos para o setor da tecnologia em saúde ao longo dos próximos anos.

Para saber mais, visite o site https://www.thecoolesthotspot.com ou procure o Escritório do Québec em São Paulo, https://www.international.gouv.qc.ca/pt/sao-paulo

Apoio:

Cadastre-se e baixe a nova edição da revista Explore!

Compartilhe: