EDUCAÇÃO

Canadá é o destino favorito de estudantes brasileiros

Educação

O Canadá é hoje o maior destino para os estudantes brasileiros no exterior. Estima-se que, no ano de 2017, pelo menos 23 mil brasileiros foram para o Canadá para estudar. Eles integraram um grupo de 494,5 mil estrangeiros, divididos por todos os níveis de educação. Esse número representou um crescimento de 20% ante o ano anterior, e de 119% com relação a 2010. O Brasil é o quinto país que teve o maior crescimento no número de estudantes no Canadá entre 2016-2017, com uma expansão de 28%.

O motivo de tanta busca é qualidade mundialmente conhecida do sistema educacional canadense. Um levantamento do Canadian Bureau for Internacional Education (CBIE) mostra que 95% dos alunos internacionais que estão no país o recomendam como destino para estudos; e 51% deles pretendem obter residência permanente em território canadense. 

Essa percepção positiva baseia-se em três argumentos. Dois deles têm a ver com as condições gerais do Canadá como um país que apoia a diversidade multicultural, sem discriminações por origem, gênero, credo etc; e que tem níveis altos de segurança. Mas o principal ponto é o terceiro: a qualidade do sistema educacional canadense. Na última edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizado em 2015 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país foi um dos mais bem colocados em termos de desempenho dos alunos em matemática, ciências e interpretação de textos, além de ter registrado os níveis mais altos em termos de igualdade na educação.

 

Um levantamento do Canadian Bureau for Internacional Education (CBIE) mostra que 95% dos alunos internacionais que estão no país o recomendam como destino para estudos; e 51% deles pretendem obter residência permanente em território canadense.

Com programas de graduação bem desenvolvidos e inovadores em universidades renomadas, com preços razoavelmente baixos e custo de vida relativamente barato, o Canadá é a melhor escolha para educação de alta qualidade.

Para aqueles que procuram estudar em uma universidade de elite em um dos países mais desenvolvidos do mundo, aplicar-se para estudar no Canadá pode ser uma opção atraente. Um total de 26 universidades canadenses estão no ranking QS World University 2019, dos quais três estão no top 50 da lista mundial e sete estão no top 200. As duas maiores são a Universidade de Toronto (que ocupa a 28ª posição no ranking mundial) e a Universidade McGill (33ª colocação), localizadas em Toronto e Montreal, as duas maiores cidades do Canadá. 

A CCBC promove diversos projetos na área da Educação, não apenas para os interessados em ir estudar no Canadá, mas também para apoiar os que voltam de lá a se encaixarem no mercado de trabalho aproveitando sua experiência internacional. O Career Workshop, evento que acontece anualmente, é um deles. Já o Banco de Talentos, disponível permanentemente, é outra opção para unir esses jovens e as empresas.

CONHEÇA

Conheça também o
X