CULTURA

CCBC promove intercâmbio cultural entre Brasil e Canadá

Cultura

Uma das missões da CCBC é a de promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Canadá. A sociedade canadense se destaca no cenário internacional pelo elevado grau de multiculturalismo, a aceitação de contribuições culturais de todos os continentes e o forte comprometimento com a diversidade. Ponto comum com a sociedade brasileira que, embora tenha tido uma trajetória bem diferente, também é fortemente marcada por uma cultura rica e diversa, com uma ampla aceitação das diferenças.

No Canadá, a dupla colonização europeia (britânica e francesa) trouxe marcas culturais expressivas. Ambos os idiomas são oficiais, por exemplo. Além disso, a proximidade com os Estados Unidos também promove influências. Somando-se a esses fatores, há a presença dos povos indígenas nativos e a expressiva imigração de nações do mundo todo. O Canadá possui uma forte política de Estado de estímulo à imigração. O país possui, inclusive, metas anuais crescentes de imigrantes.

 

 

Esse movimento migratório intenso marca profundamente o modo de vida da sociedade local e confere ao país uma identidade 100% multicultural.

O Brasil, da mesma forma, possui grandes interferências de muitos povos na sua formação cultural. Em diferentes fases de sua história, foram vários fluxos migratórios de nações da Europa, África e Ásia. Mais recentemente, problemas econômicos e sociais de outros países, inclusive vizinhos da América Latina, motivaram a chegada de milhares de refugiados. A herança da presença dos estrangeiros pode ser vista em diversos aspectos da cultura, gastronomia e modo de vida do brasileiro.

Na música e na arte, a contribuição brasileira é conhecida mundialmente por movimentos como a Bossa Nova e ritmos como o samba. Entre os nomes mais respeitados do cenário musical estão os compositores e cantores Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Além deles, Sergio Mendes, Max Cavalera, do grupo Sepultura, e Anitta são conhecidos por estilos bem distintos. Na literatura, os livros de Paulo Coelho são best sellers há décadas. Atores como Sônia Braga, Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Alice Braga representam o talento nacional nas telas, ao lado de diretores como Walter Salles e José Padilha. O fotógrafo Sebastião Salgado e o artista plástico Romero Britto ainda ilustram a diversidade e amplitude do cenário cultural brasileiro.

Do lado canadense, alguns dos mais expressivos representantes da arte diante do mundo são os escritores Alice Munro (que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2013), Michael Ondaatje (O Paciente Inglês, mais tarde adaptado para o cinema) e Margaret Altwood (que recentemente teve seus livros Alias Grace e O Conto da Aia transformados nas séries de TV Alias Grace e The Handmaid’s Tale, respectivamente).

Na música, nomes como Diana Krall, Céline Dion, Michael Bublé, Oscar Peterson, Justin Bieber e Shawn Mendes são canadenses, assim como as bandas Guess Who, Bachman-Turner Overdrive, Triumph e Rush. Além disso, importantes diretores do cinema vieram do Canadá, como David Cronenberg e James Cameron. Entre os atores estão Ryan Gosling, Alec Badwin, Pamela Anderson e Ellen Page.

A expressividade cultural dos dois países está representada em diversas iniciativas da CCBC, com o objetivo estreitar os laços culturais. O projeto Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas reúne fotógrafos profissionais do Brasil e do Canadá, que trocam de cidade e registram suas impressões da cena urbana. Nas suas edições, já foram retratadas São Paulo e Toronto, Florianópolis e Vancouver, Brasília e Ottawa, Rio de Janeiro e Montreal.

Na gastronomia, as Semanas Gastronômicas Canadenses em São Paulo e no Rio de Janeiro e a Brasileira no Quebec juntam a experiência de trabalho em parceria de chefs dos dois países com ingredientes regionais na criação de menus exclusivos de grande sucesso.

Reforçando as comemorações de seus 45 anos, A CCBC ainda lançou o CCBC Jazz Fest, que promoveu a descoberta de novos talentos da música brasileira e ainda levou a banda campeã para o Canadá

 

CONHEÇA

Dois fotógrafos, duas cidades: uma canadense e uma brasileira. Veja os livros digitais das exposições:

Conheça os eventos culturais que a CCBC já realizou

Conheça também o
X