COMISSÃO DE TECNOLOGIA

CT

Coordenação: Celso A. M. Azevedo (DATA H Artificial Intelligence) e Valdomiro Dalberto Jr. (It-Tech Solutions)

O Canadá é um dos países que mais se destaca em termos de tecnologia e inovação. Diversas cidades, como Montreal, Toronto, Quebec, Calgary e Vancouver, têm se destacado como polos tecnológicos. O país ocupa a liderança do G-7 (grupo que reúne as sete economias mais desenvolvidas do mundo) em termos de desempenho do setor de pesquisa e desenvolvimento.

No documento Seizing Canada’s Moment, o governo canadense já estabelecia como princípios norteadores a promoção de elevados níveis de excelência; o incentivo à realização de parcerias; a ampliação dos dispositivos de governança; e o foco nos setores de saúde, recursos naturais e energia, tecnologia da informação e da comunicação, meio ambiente e agricultura, e processos avançados de manufatura. Por conta deste comprometimento com a tecnologia e com a inovação, tanto grandes empresas quanto startups têm escolhido o Canadá como sua base de pesquisas e desenvolvimento.

O Brasil também vem se destacando de forma consistente no desenvolvimento de novas tecnologias, unindo soluções criativas, políticas de apoio à inovação e o alto nível de qualidade da pesquisa feita em universidades. Diversos polos tecnológicos, com incubadoras de startups, vêm se destacando no país – que tem como cidades mais representativas nesse aspecto São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis.   

Diante da importância do tema, a CCBC estabeleceu sua Comissão de Tecnologia (CT) com a missão de acompanhar a expansão dos negócios no setor, atuando como um órgão que promove a troca de informações e o encontro de empresas e startups. Uma das iniciativas da CT é o Connection Bureau – uma plataforma de matchmaking entre startups, investidores, prestadores de serviço e entidades apoiadoras. Sua principal finalidade é prestar suporte por meio do conselho da CCBC, curadoria de projetos e orientação para as empresas.

Outro projeto que surgiu da comissão é a Blockchain Task Force, uma iniciativa independente que tem a finalidade de disseminar conhecimentos em torno da tecnologia de blockchain. Para tanto, o grupo reúne especialistas, formadores de opinião, especialistas em diversas áreas relacionadas à tecnologia e à inovação, advogados e representantes do setor financeiro, entre outros. Entre os integrantes da força tarefa está o Blockchain Research Institute, do Canadá – que ocupa hoje posição de ponta no desenvolvimento e aplicação da tecnologia.

Para mais informações desta Comissão

Conheça o Connection Bureau: 

Realizado pela Comissão de Tecnologia

Conheça também o
X