COMISSÃO DE INVESTIMENTOS E  INFRAESTRUTURA

CII

Coordenação: Bayard Lucas de Lima (Brookfield)

Brasil e Canadá tem sido importantes parceiros de negócios. Os investimentos brasileiros no Canadá têm seguido a mesma tendência de expansão nos últimos anos. Entre 2006 e 2016, o fluxo de investimentos do Brasil no Canadá apresentou uma elevação de 82%, passando de CAD$ 12,8 bilhões para CAD$ 23,4 bilhões – passando assim a responder por 96,8% dos investimentos da América do Sul no Canadá. Em 2017, o Brasil foi o 7º maior investidor no Canadá, com CAD$ 18,2 bilhões. No sentido inverso, o Canadá foi o 13º maior investidor no Brasil, com CAD$ 11,6 bilhões. 

A Comissão de Infraestrutura e Investimentos (CII) tem como objetivo identificar e promover oportunidades comerciais entre Brasil e Canadá de forma abrangente, em diversos setores das economias dos dois países. Um desses setores é o de infraestrutura, que demanda elevados volumes de investimentos no Brasil e que pode se beneficiar da expertise canadense em desenvolver e executar projetos, tanto em infraestrutura pesada quando no setor tecnológica, em especial nas áreas ligadas às Smart Cities: mobilidade urbana, segurança pública, internet das coisas (IoT), energias renováveis, gestão de resíduos sólidos, etc.

As empresas do Brasil estão hoje em condições bastante favoráveis para acelerarem processos de internacionalização, ou participarem de operações de fusões e aquisições com parceiros do exterior. O estabelecimento de contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) deve ganhar impulso, especialmente em projetos destinados a expansão de infraestrutura. Além disso, o crescimento da utilização de soluções de Internet das Coisas no país deverá se beneficiar consideravelmente da expertise canadense nesta área, uma vez que há grande potencial de crescimento dessa tecnologia não apenas nos grandes centros urbanos, mas também nas áreas rurais, na indústria de base, nas relações de consumo e no uso de IoT baseada em blockchain.

Por meio da CII, a CCBC promove o intercâmbio de informações, aproxima empresários dos dois países, promove palestras, apoia seminários e outras iniciativas que permitam criar oportunidades comerciais e de investimentos. Além disso, a Comissão compartilha conhecimento das características legais e setoriais do Brasil e do Canadá, indispensáveis para o processo de tomada de decisões em negócios. 

 

Para mais informações desta Comissão

 

Conheça os projetos realizados por esta Comissão

Conheça também o
X