Busca OK
Site CCBC
Home
Edição nº 50
Edição nº 49
Edição nº 48
Edição nº 47
Edição nº 46
Edição nº 45
Edição nº 44
Edição nº 43
Edição nº 42
Edição nº 41
Edição nº 40
Edição nº 39
Edição nº 38
Edição nº 37
Edição nº 36
Edição nº 35
Edição nº 34
Edição nº 33
Edição nº 32
Edição nº 31
Edição nº 30
Edição nº 29
Edição nº 28
 · Editorial
 · Notas
 · Notícias da Câmara
 · Matéria de Capa
 · Turismo
 · Entrevista
 · Saúde
 · Arbitragem
 · Comportamento
 · Artigo
Edição nº 27
Edição nº 26
Edição nº 25
Edição nº 24
Edição nº 23
Edição nº 22
Edição nº 21
Edição nº 20
Edição nº 19
Edição nº 18
Edição nº 17
Edição nº 16
Edição nº 15
Edição nº 14
Edição nº 13
Edição nº 12
Edição nº 11
Edição nº 10
Edição nº 09
Edição nº 08
Edição nº 07
  Edição nº 28

Notícias da Câmara

Comércio bilateral
Em reunião com o diretor-executivo da CCBC, James Mohr-Bell, Denise Andrade Rodrigues, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), conheceu com mais detalhes a atual situação das relações entre o Brasil e o Canadá e revelou a meta da instituição federal de desenvolver financiamento específico para empresas interessadas em exportar para o território canadense. A medida reforçará o intercâmbio comercial bilateral, além de permitir uma maior projeção de marcas brasileiras no mercado do Canadá.

Calendário de atividades
Avaliar as ações de 2010 e planejar as atividades para o próximo ano. Foi com esse objetivo que o Comitê Executivo, que compõe a Comissão de Saúde da CCBC, se reuniu recentemente. Dentro das propostas – que serão apresentadas aos demais integrantes em janeiro –, estão previstas as realizações de eventos sobre experiências compartilhadas entre Brasil e Canadá, de videoconferências, além de uma missão canadense na Hospitalar 2011 e de brasileiros ao Canadá. Segundo Marcio Francesquine, integrante do Comitê Executivo, 2010 foi muito positivo, principalmente, após a promoção dos encontros, que obtiveram um resultado acima do esperado.

Novos Associados
Pessoa física
• Alejandro Axel Peter Gorissen
Outros detalhes e informações sobre os eventos e os serviços prestados pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) podem ser obtidos no site da entidade: www.ccbc.org.br

Recepção ao Embaixador
No mês de dezembro, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) promoveu uma sessão de briefing com o novo Embaixador do Canadá no Brasil, o diplomata Jamal A. Khokhar. Antes de ser indicado, em agosto de 010, Khokhar ocupou o cargo de diretor-geral das Américas na Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida, na sigla em inglês), sendo encarregado, entre outros projetos, do programa bilateral de cooperação para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. No período de 2006 a 2008, foi chefe de gabinete do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos. Com experiência em comércio exterior e política econômica, o diplomata também liderou a revisão das despesas do governo canadense e da gestão de segurança pública e de programas de combate, em 2003, durante sua permanência na Treasury Board of Canada Secretariat. Khokhar substituirá Paul Hunt, que assumiu a Embaixada do Canadá no Brasil em 2007.

Realizações compartilhadas
No dia 10 de dezembro, árbitros, integrantes das comissões que compõem o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) – a exemplo da Comissão de Jovens Arbitralistas, da Comissão Internacional e do Centro de Estudos Professor Guido Soares –, advogados e representantes de entidades relacionadas à prática, além da Cônsul Geral do Canadá em São Paulo, Abbie Dann, estiveram presentes no almoço de confraternização do CAM-CCBC, realizado no hotel Sofitel, na capital paulista. Promovendo a integração de todos os profissionais que contribuíram para o crescimento do Centro nos seus mais de 30 anos de fundação – um dos temas abordados pelo presidente da entidade, Frederico Straube –, a ocasião também contou com uma apresentação do Secretário-Geral, Antonio Luiz Sampaio Carvalho, que mostrou a evolução estatística das arbitragens administradas pelo Centro e revelou, com exclusividade, a renovação por mais cinco anos da certificação de qualidade ISO 9001:2000.
Outro momento de destaque foi o discurso de James Mohr-Bell, diretor-executivo da CCBC, que representou a presidente da Câmara, Ely Couto. Acompanhe os principais trechos: “Prezados árbitros, srª Cônsul Geral do Canadá em São Paulo, Abbie Dann, diretores da Câmara, convidados e amigos, gostaria de agradecer e de parabenizar a todos pelo brilhante trabalho que o CAM vem realizando. É do conhecimento de todos que este centro é reconhecido de forma praticamente unânime como uma entidade de excelência na área, exemplo de eficiência e liderança da atividade no Brasil. A arbitragem e a mediação são atividades de enorme impacto na sociedade. Começou de forma muito nobre como um veículo para resolver e evitar conflitos entre as nações. A ocasião foi exatamente na data de hoje, 10 de dezembro, às 10 horas da manhã, no parlamento da Noruega. O primeiro Prêmio Nobel da Paz foi entregue em 1901 a duas grandes personalidades, que dividiram a honra deste reconhecimento.
A motivação da introdução desta premiação era a de contribuir para evitar a resolução de conflitos pela força da armas, assegurando soluções justas por meios pacíficos.
O primeiro Prêmio Nobel da Paz foi concedido, naquela data, a duas grandes personalidades: Jean Henri Dunant, suíço, criador da Convenção de Genebra e fundador do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e Frédéric Passy, francês, conhecido como o Apóstolo da Paz, por seus trabalhos e contribuição à arbitragem. Hoje, temos um homônimo cuidando dos interesses da casa, o nosso Presidente Frederico Straube. Infelizmente, estes métodos e ideias ainda têm uma aceitação muito lenta por parte da sociedade. Confiamos que o avanço atual continuará, trazendo diálogo e resolução civilizada dos conflitos.
O trabalho dos árbitros representa uma grande contribuição que a CCBC está fazendo por meio do CAM. O resultado influi de forma decisiva na melhoria do ambiente de negócios e facilita a entrada dos investimentos estrangeiros num momento em que o Brasil mais precisa”.




<< Anterior Próxima >>
 
 
 
  Rua do Rocio, 220 - 12º andar - cj. 121 - São Paulo - SP - Brasil - tel. +55 (11) 4058-0400  
Câmara de Comércio Brasil-Canadá - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução do conteúdo sem autorização.