Busca OK
Site CCBC
Home
Edição nº 51
Edição nº 50
Edição nº 49
Edição nº 48
Edição nº 47
Edição nº 46
Edição nº 45
Edição nº 44
Edição nº 43
Edição nº 42
Edição nº 41
Edição nº 40
Edição nº 39
Edição nº 38
Edição nº 37
Edição nº 36
Edição nº 35
Edição nº 34
Edição nº 33
Edição nº 32
Edição nº 31
Edição nº 30
Edição nº 29
Edição nº 28
Edição nº 27
Edição nº 26
Edição nº 25
Edição nº 24
Edição nº 23
Edição nº 22
Edição nº 21
Edição nº 20
 · Editorial
 · Notas
 · Matéria de Capa
 · Entrevista
 · Turismo
 · Tecnologia
 · Arbitragem
 · Negócios
 · Artigo
 · Educação
 · Artigo
Edição nº 19
Edição nº 18
Edição nº 17
Edição nº 16
Edição nº 15
Edição nº 14
Edição nº 13
Edição nº 12
Edição nº 11
Edição nº 10
Edição nº 09
Edição nº 08
Edição nº 07
  Edição nº 20

Editorial

Cenário renovado

A retomada da economia brasileira na primeira metade do ano, favorecida pela demanda interna, renova as perspectivas de investimentos de empresas nacionais e canadenses. Com o avanço de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) obtido no segundo trimestre, o Brasil sai da recessão provocada pela crise financeira internacional – com melhor desempenho frente ao Japão, à França, Alemanha e Portugal, que também recuperaram a trajetória do crescimento. O amplo mercado nacional reduziu a dependência das exportações e permitiu às empresas explorarem o consumo doméstico público e privado. Pelo 23º trimestre consecutivo ou por quase seis anos, as famílias brasileiras aumentaram seus gastos, elevando para R$ 1,86 trilhão a estimativa do consumo no país em 2009. Esse potencial econômico e comercial tem sido aproveitado pelas companhias canadenses. A rede de supermercados Sobeys, segunda maior em itens alimentícios do Canadá, participa em setembro da 3ª Rodada Internacional de Negócios da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em São Paulo, para conhecer possíveis fornecedores para seus produtos de marca própria. No setor metroferroviário, a Bombardier foi uma das empresas vencedoras de licitação para a reforma de vagões de passageiros da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Essas e outras oportunidades geradas pelo mercado interno são temas de destaque desta edição da revista Brasil-Canadá, que também revela as estratégias adotadas por companhias de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para exportar seus produtos e serviços.

Conselho Editorial


Próxima >>
 
 
 
  Rua do Rocio, 220 - 12º andar - cj. 121 - São Paulo - SP - Brasil - tel. +55 (11) 4058-0400  
Câmara de Comércio Brasil-Canadá - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução do conteúdo sem autorização.