Home > Notícia

Centro de Arbitragem e Mediação

O Centro de Arbitragem e Mediação foi fundado em 1979 por um grupo de advogados e professores da Faculdade de Direito do Largo São Francisco com o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Muito mudou desde aquela época uma vez que, no início de suas atividades, poucos foram os casos solucionados pelo instituto, que não tinha o suporte de uma lei específica que regesse a matéria no país.

No entanto, com a promulgação da Lei de Arbitragem, lei nº 9.307 em 1996, o método alternativo ganhou fôlego com a recém conquistada segurança jurídica que beneficiou partes, advogados e árbitros, e permitiu a adoção de cláusulas compromissórias eficazes que garantissem os requisitos de celeridade, tecnicidade e segurança exigidos pela prática jurídica internacional mais moderna.

Ao longo dos últimos anos, o CAM/CCBC vem participando ativamente da mudança de panorama jurídico, contribuindo para a crescente adoção de cláusulas arbitrais nos mais variados tipos de contrato através de um eficiente acompanhamento administrativo dos procedimentos.

O CAM/CCBC acompanhou a evolução do instituto de arbitragem e recentemente promoveu uma completa reforma em seu Regulamento, adaptando-o às recentes modificações e avanços doutrinários advindo das complexidades dos próprios procedimentos instaurados e administrados pelo Centro.

Hoje o CAM segue os padrões dos mais modernos Centros de Arbitragens do mundo e superou nos últimos 10 anos sua própria previsão de crescimento. O Centro processou até 2012 mais de 319 processos, tendo sido instaurados somente em 2011 63 novos procedimentos. Os valores das disputas, em dezembro de 2011, superavam 9 milhões de reais.

Passados mais de 30 anos desde sua fundação, o mais antigo Centro de Arbitragem do país e único certificado pela pelas normas de qualidade do programa ISO 9001, consolidou sua importância para solução de conflitos e prepara-se para se tornar receber um número cada vez maior de arbitragens internacionais.

Para tanto, revisou seu Regulamento adaptando-o para as complexas disputas de mercado, ampliou sua lista de árbitros internacionalizando-a e reformou suas instalações que contam agora com duas modernas salas de audiência com infraestrutura para tele e videoconferência e salas privativas para acomodar advogados, testemunhas, partes e árbitros.

O CAM/CCBC firmou ainda acordos de cooperação e estudos com várias entidades internacionais do mesmo gênero, que atuam no Chile, Portugal, Itália, Alemanha e Bélgica.

Infraestrutura, árbitros renomados e com conhecimento altamente especializado às práticas do mercado e suas formas de operação;

Rigoroso e eficiente serviço de administração de procedimentos arbitrais; e

Foco no custo benefício de cada processo, seja ele de Mediação, Arbitragem, Dispute Board ou solução de conflitos sobre nomes de domínios da internet.

Tradição e modernidade aliados à eficiência são o lema do CAM/CCBC que corroboram para que os institutos da Arbitragem e Mediação se fortaleçam e continuem sendo, cada vez mais, métodos eficazes e céleres para solucionar conflitos de natureza patrimonial.

CAM/CCBC, construindo a história da Arbitragem no Brasil.

 
 

Horário de funcionamento do CAM-CCBC das 9h às 18h

  Rua do Rocio, 220 - 12º andar - cj. 121 - São Paulo - SP - Brasil - tel. +55 (11) 4058-0400  
Câmara de Comércio Brasil-Canadá - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução do conteúdo sem autorização.