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6th Brazilian Specialty Coffee Mission

Sexta edição da Missão do Café da CCBC em setembro levará o café especial do Brasil para o Canadá.

Projeto da Câmara, em cinco anos, contribuiu para aumentar a presença do grão brasileiro no mercado canadense. Identificando oportunidades para o café especial brasileiro no Canadá, em 2012 a CCBC levou o primeiro grupo de produtores em Missão comercial para o país. Eles iniciaram, a partir daí, exportações regulares de seus produtos. Atualmente o Brasil detém 20% do mercado canadense de café (o Canadá é o 6º maior importador mundial) e a Colômbia, em primeiro, 27%. “A expectativa é de seguir crescendo nos próximos anos”, revela Arminio Calonga Jr., business development da CCBC.

Na primeira edição, a AMSC – Associação Alta Mogiana Specialty Coffees, produtores da região de Pardinho (SP) e Guaxupé (MG) formaram o grupo que esteve no Canadá. Hoje mais regiões fazem parte das missões de café da Câmara: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Serra do Caparaó, Norte de São Paulo e Paraná – são quase 60 produtores que já fizeram parte.

O sucesso das missões de café da CCBC aumentou em 2015, quando passaram a incluir o cupping (prova dos cafés) na programação, permitindo que o comprador/provador perceba todas as características do produto.  “Isso incrementou a velocidade e consistência dos negócios”, conta Armínio. Além do cupping, que integra o pacote da Missão, há visitas a Montreal e Toronto, onde acontece a participação no evento The Canadian Coffee & Tea Show, a maior feira do setor onde a CCBC participa com estande próprio.

Em 2017, os resultados da missão aconteceram mais rapidamente: três containers de café especial brasileiro embarcados para o Canadá desde a última Missão. Os grãos são enviados verdes, em função do maior shelf life que apresentam e porque podem ser torrados in loco, de acordo com o padrão de cada cafeteria e do público. “O canadense tem um estilo próprio para seu café, que se define essencialmente na torra”, explica Armínio.



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