SOBRE O CAM-CCBC

Um pouco sobre a nossa história.

Um pouco

sobre o CAM-CCBC

O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), fundado em 1979, é a instituição brasileira pioneira na administração dos métodos adequados de resolução de disputas (Alternative Dispute Resolutions – ADRs). Maior câmara brasileira do setor e responsável por uma parcela expressiva das arbitragens que acontecem no País, envolvendo partes nacionais e estrangeiras, o CAM-CCBC também possui certificação de qualidade ISO 9001.

Fundado em 26 de julho 1979 por um grupo de advogados e professores de Direito, inicialmente como Comissão de Arbitragem da CCBC, o Centro antecipou-se à regulamentação da atividade no Brasil. Quando a legislação veio, no ano de 1996, com a promulgação da Lei de Arbitragem (Lei no 9307/96), o CAM-CCBC logo se destacou na cena nacional, por já estar estruturado para oferecer serviços de referência e por estar alinhado às melhores práticas internacionais no campo dos ADRs.

Desde então, com a segurança jurídica conquistada, o uso de arbitragem nos mais diversos tipos de contratos vem crescendo consideravelmente a cada ano, sempre tendo o CAM-CCBC na liderança entre as instituições que administram os procedimentos. Estudos internacionais apontam o Brasil entre os principais países ou territórios com maior número de partes envolvidas em arbitragens, atrás apenas dos Estados Unidos e França.

No ano de 2017, o número de arbitragens iniciadas no CAM-CCBC bateu o recorde histórico desde a sua fundação, com 141 procedimentos, um aumento de 43,9% em relação aos 98 do ano anterior. O valor total das causas em andamento foi de R$ 11,9 bilhões.

Além da expressividade nacional, o CAM-CCBC conquistou espaço e respeito no cenário global da arbitragem. Hoje é um dos centros da América Latina mais citados e reconhecidos internacionalmente, participando ativamente das discussões de mais alto nível sobre o desenvolvimento mundial do uso e aplicação dos ADRs. Está ainda entre as câmaras preferidas pelas partes internacionais para a administração de procedimentos em território brasileiro.

Para atender a demanda crescente mantendo os pilares da celeridade, tecnicidade e segurança, o CAM-CCBC manteve ao longo de toda a sua trajetória um trabalho contínuo de aperfeiçoamento dos seus serviços. A obtenção do ISO 9001 no ano de 2004, que vem sendo renovada desde então, é apenas um dos exemplos desse esforço e pioneirismo. É importante destacar também a atenção em manter um regulamento de alta qualidade técnica e operacional, adaptado às exigências e complexidades dos procedimentos e às tendências nacionais e internacionais.

Uma equipe altamente qualificada e uma estrutura de secretaria ágil, moderna e eficiente são, ainda, pontos fundamentais do atendimento prestado pelo CAM-CCBC. Ao mesmo tempo, o uso de recursos tecnológicos de ponta garante processos transparentes e rápidos, com informações precisas às pessoas certas, de maneira segura e confiável.

 

HEARING CENTER

O CAM-CCBC conta com uma estrutura completa de salas de Mediação e Arbitragem.

Nossa História

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1979

Criação da Comissão de Arbitragem da CCBC, no dia 26 de julho, que mais tarde se tornaria o Centro de Arbitragem e Mediação da CCBC (CAM-CCBC).

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1996

Promulgação da Lei de Arbitragem Brasileira, Lei 9.307.

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1998

CAM-CCBC aprova a revisão do Regulamento de Arbitragem e o primeiro Roteiro de Mediação.

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2004

Obtenção do certificado de qualidade ISO 9001 na administração de procedimentos arbitrais.

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2010

Aprovação das regras do Comitê de Controvérsias de Registro de Domínio.

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2011

Aprovação do Regulamento do Comitê de Solução de Disputas.

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2012

Revisão do Regulamento de Arbitragem do CAM-CCBC.

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2014

CAM-CCBC promove o seu 1º Congresso anual (Congresso Pan-Americano de Arbitragem) em São Paulo e dá início a uma série de eventos de expressividade internacional com a presença de grandes nomes da arbitragem no cenário global.

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2015

Revisão da Lei de Arbitragem Brasileira, Lei nº 13.129/15 e promulgação da Lei de Mediação Brasileira, Lei nº 13.140/15.

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2016

O CAM-CCBC aprova o Regulamento de Mediação.

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2017

Regulamento do CAM-CCBC é eleito para a competição internacional mais importante do mundo da arbitragem, o XXIV Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot de Viena e o XIV Vis East Moot de Hong Kong.

O Regulamento do Mediação do CAM-CCBC é eleito para a 3rd Consensual Dispute Resolution Competition (CDRC) Vienna.

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2018

Revisão do Regulamento do Comitê de Prevenção e Solução de Disputas (Dispute Board).